Descrição

Estamos diante do vinho de vindima tardia da Oremus, adega húngara que é da Vega Sicilia. Para a sua elaboração, são escolhidos cachos de uvas de diferentes variedades autóctones, com pelo menos 50% de uvas botritizadas e sobremaduras. O resultado após o estágio em barrica é um vinho

doce,

harmonioso, fresco e sedoso, versátil e com uma ampla gama de possibilidades em cada gole. A colheita de 2022 destaca-se pelo seu caráter frutado, que confere muita intensidade aromática ao lado da estrutura habitual dos vinhos de Tokaj. Apresentado em formato de 50 centilitros

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Branco doce
Colheita
2022
Álcool
11.0% vol.
Produção
38.814 garrafas
Variedade
Furmint, Sárgamuskotály, Kövérszőlő
Outros formatos disponíveis:
Origem
Tokaj-Hegyalja

Prova

Temperatura de servir
Entre 6 e 8 °C.
Consumo
Até 2027, mais ou menos, se estiver em ótimas condições.
Combinação
Ótimo como aperitivo.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas a 200 metros de altitude.
Tamanho
100 hectares, dos quais 60 são usados para fazer vinho doce.
Idade
Vinhas com uma idade média de 22 anos.
Clima
Continental. O tempo do ciclo da colheita de 2022 foi marcado pela concentração da maior parte das chuvas de inverno no final de novembro e dezembro. Janeiro e fevereiro foram bem secos, sem frio extremo. As chuvas de primavera caíram principalmente em março e as noites foram frescas até meados de abril. Assim, a brotação começou no dia 22 deste mês, um pouco mais tarde do que o habitual. No entanto, no mês de maio quente e seco, as videiras compensaram o défice hídrico graças ao seu rápido crescimento. A floração ocorreu rapidamente no início de junho. Devido ao segundo verão mais quente dos últimos anos, infelizmente, no final de julho, apareceram sinais de stress hídrico nas vinhas. No início de agosto, choveu o suficiente, então a maturação foi concluída em boas condições. As chuvas continuaram no final de setembro, com o aparecimento da botrite, mas, por causa das chuvas contínuas, a concentração aconteceu devagar. Graças ao outubro seco e quente, finalmente foi possível colher uma boa quantidade de bagas de aszú, mas o equilíbrio pendeu para o lado do açúcar.
Rendimento
cerca de 800 quilos por hectare.
Colheita
Vindima manual de 20 de setembro a 18 de outubro. Foi feita em várias passagens pela vinha e só foram escolhidos os cachos com pelo menos 50% das bagas botritizadas.
Vinificação
Depois do desengace, as bagas ficaram a macerar por 4-12 horas e depois foram prensadas, dando destaque à podridão nobre. A fermentação foi feita em depósitos de inox por 15-25 dias.
Envelhecimento
O vinho envelheceu em barricas de carvalho húngaro (chamadas «szerednyei», com capacidade para 220 litros) durante 2 meses e foi refinado em garrafa durante um período de estágio de 6 meses. O vinho tem 113 gramas de açúcar por litro.

Avaliação dos especialistas

James Suckling:

Attractive nose here, offering aromas of lemon, tangerine peel, white flowers and herbs. Medium-bodied with delicate texture and crunchy acidity. Moderate sweetness. Fresh and mineral finish. Drink now.