Descrição

O K5 pulveriza a ideia do txakoli de Getaria e oferece-nos um vinho à base de Hondarrabi zuri com uma capacidade de envelhecimento semelhante à dos grandes brancos de guarda. A colheita de 2014 prova isso mesmo com o seu perfil nítido, com um teor alcoólico ligeiramente mais baixo do que outras colheitas, mas com frescura, complexidade e uma acidez ainda vibrante

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2014
Álcool
11.5% vol.
Produção
28.000 garrafas.
Subzona
Getariako Txakolina
Variedade
100% Hondarrabi zuri
Outros formatos disponíveis:
Origem
Txakoli de Getaria

Prova

Vista
Amarelo.
Nariz
Destaca-se pelos seus aromas a fruta fresca (maçã) e cítricos com notas fumadas e de fósforo do seu estágio em borras finas.
Boca
Vibrante e pungente, ainda surpreende pela vivacidade da sua acidez, frescura e complexidade.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 °C.
Consumo
Pode ser guardado por pelo menos 10 anos desde a vindima, se for conservado em ótimas condições.
Combinação
Marisco e peixe como o rodaballo e o atum, sushi, foie, carnes brancas.

Vinha e preparação

Descrição
Vinha plantada em espaldeira a 300 metros de altitude sobre o mar Cantábrico.
Tamanho
15 hectares.
Solo
Granítico com xistos ardósios. A orografia é bem acidentada, com declives fortes, o que faz com que haja diferentes orientações e exposições.
Clima
Atlântico. O tempo correspondente ao ciclo da colheita de 2014 foi marcado em Aia por um inverno e uma primavera com muita chuva e temperaturas um pouco mais altas do que o normal. O verão foi quente, mas com chuvas abundantes, embora isso não tenha atrasado a excelente maturação das uvas, sendo uma das colheitas mais precoces da história da adega.
Colheita
Vindima manual e uma das mais precoces da história da adega. Apesar das chuvas abundantes durante o verão de 2014, é importante dizer que não choveu durante a vindima, só começou a chover mesmo no final.
Vinificação
Selecção manual dos cachos e entrada da uva na adega por gravidade. Maceração prefermentativa a frio e fermentação em tanques de inox com leveduras autóctones exclusivamente do mosto flor.
Envelhecimento
10 meses de estágio sobre borras em depósito de inox a temperatura controlada.

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

I tasted some back vintages, including the 2014 K5 that I had not tasted before. It's slightly lower in alcohol and higher in acidity, which means a sharper profile even after 10 months in tank with the lees. I think this vintage is more pleasant to drink right now, with enough complexity, keeping the freshness and not showing any fatigue. The nose shows more of the smokiness provided by the lees, amplified by the years it has spent in bottle. And the palate is vibrant and sharp. This is my favorite today. 28,000 bottles produced. It was bottled in August 2015.