Descrição

O nome não deixa dúvidas: este é o vinho mais especial do portfólio dos irmãos Usarralde. A origem, como eles mesmos dizem, é «o nosso Grand Cru em La Rioja», uma pequena parcela plantada com Garnacha velha, capaz de revelar todo o potencial, personalidade e requinte que esta variedade guarda no vale de Moncalvillo

Detalhes do produto

Tipo
Tinto - Reserva
Colheita
2017
Álcool
14.5% vol.
Produção
710 garrafas.
Variedade
100% Garnacha
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor vermelho cereja com densidade muito intensa e brilhante.
Nariz
Dominam os aromas a frutos vermelhos e pretos bem maduros, juntamente com notas de ervas aromáticas (tomilho, alecrim, lavanda e funcho) e um carácter mineral marcado com um fundo de madeiras muito finas.
Boca
Um vinho fino e potente ao mesmo tempo, bem encorpado e com um equilíbrio incrível entre a fruta e o carvalho. Tem um final longo e intenso. Muito maduro e saboroso.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhedo biológico com intervenção mínima, disposto em forma de chá na pequena aldeia de Sotés, no vale de Moncalvillo, a uma altitude de cerca de 636 metros, rodeado por bosques de carvalhos e com ventilação proveniente da serra Cantabria. É composto por dez filas horizontais e sete filas verticais, o que o torna realmente especial.
Tamanho
0,4 hectares.
Idade
A parcela foi plantada em 1852.
Solo
'Terroir' situado numa encosta suave, com composição calcária e argilo-ferrosa, sedimentos muito finos e um horizonte calcário-petrocalcário muito superficial.
Clima
A colheita de 2017 foi marcada pelo verão mais longo e quente que se lembra nesta zona de Rioja, o que dificultou a vida das vinhas. Depois das chuvas fortificadas de novembro e dezembro, quase não choveu em janeiro e fevereiro. Nas primeiras semanas da primavera, teve um pouco de humidade e as temperaturas foram suaves, mas maio foi mais típico de verão. Em junho, houve uma queda repentina da temperatura, com uma queda de cerca de 20 °C em dois dias, após a qual voltaram a subir para atingir temperaturas muito altas durante um mês. As videiras precisavam de ajuda, o que exigiu um trabalho persistente e um esforço para manter a cobertura foliar mais adequada. Não havia nenhuma preocupação com a saúde das uvas, que estava excelente, mas sim com o perfil de harmonia organoléptica. Houve excesso de cachos orientados para a luz e para o aquecimento do pôr do sol. Em setembro, a anomalia teve a ver com as temperaturas mínimas noturnas. Finalmente, chegou o dia da vindima, um pouco mais cedo do que na colheita anterior e com uma seleção mais cuidadosa, descartando os cachos mais afetados pela intensidade do pôr do sol. Em suma, foi uma ótima vindima de uvas pequenas que mostraram a personalidade do grande vinhedo de Garnacha na região do vale de Moncalvillo.
Rendimento
12,5 hectolitros por hectare.
Colheita
Vindima manual feita no dia 11 de outubro de 2017.
Envelhecimento
Estágio de 19 meses em barricas de 600 litros de François Frère. Depois de engarrafado, passou mais 4 anos a afinar.