Descrição

Villota faz a segunda colheita do seu rosé com uma produção bem limitada, que mal passa de 2.400 garrafas, com o Mazuelo como protagonista e um toque de Garnacha e Graciano. Um vinho que se destaca pelo seu aroma floral e de frutos vermelhos e pelo seu paladar estruturado, mineral e bem fresco

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Rosé
Colheita
2023
Álcool
14.0% vol.
Produção
2.467 garrafas
Variedade
97% Graciano, 3% Garnacha y Graciano
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor rosa avermelhada, límpida e brilhante.
Nariz
Notas de frutas silvestres, romã, pimenta branca e pétalas de violeta
Boca
Em boca é estruturado, com sabor a frutos vermelhos (morangos ácidos e amoras), toques minerais e uma tensão dada pelos taninos da variedade Mazuelo. É um vinho complexo, longo e vínico, muito equilibrado.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 6 e 8 ºC.

Vinha e preparação

Clima
Seco e quente, o inverno favoreceu uma brotação precoce, o que acelerou o ciclo em 15 dias. O verão começou seco, mas fresco, com ventos do norte. No final de agosto e início de setembro, dois episódios de calor extremo e algumas tempestades deram uma vindima complexa e muito trabalhada, que acabou por resultar em cachos de alta qualidade.
Vinificação
Maceração prefermentativa a frio com as peles de cada variedade. Sangria, obtendo o mosto flor com a cor desejada, que fermenta lentamente em depósitos de inox, com temperatura controlada para preservar os aromas.
Envelhecimento
Crianza durante seis meses em barricas sobre lías. O vinho é submetido a remouage periódico até ao lote de cada variedade.
Engarrafamento
Engarrafado em junho de 2024.

Avaliação dos especialistas

Tim Atkin:

Jesús Madrazo and Carmen Pérez's new rosado uses a sangrado (bleeding off) from tanks of Mazuelo and 3% Graciano. Aged in French oak for six months, it's taut and tangy with lots of redcurrant and pomegranate fruit and a chalky, mineral-etched finish. Eminently drinkable. 2025-28