Descrição

O Reserva de Vivanco é considerado um dos riojas com melhor relação qualidade-preço do mercado. Na adega, eles dizem que é um tinto com muita fruta e madeiras mais novas. Escolheram uma Natureza morta de Juan Gris, um dos ícones do cubismo, para ilustrar o rótulo

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto - Reserva
Colheita
2019
Álcool
14.5% vol.
Subzona
Rioja Alta.
Variedade
90% Tempranillo, 10% Graciano
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor vermelho cereja intenso com bordas tijolo que mostram a sua evolução fina.
Nariz
Aromas maduros de cereja e amoras pretas com um toque terroso e mineral, acompanhado por notas especiadas de canela e salva.
Boca
Profundo e complexo, tem um sabor envolvente, sedoso e super persistente.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Consumo
Ótimo até 2029, mais ou menos, se estiver bem guardado.
Combinação
Perfeito com todo o tipo de carnes, guisados, pratos de caça, cogumelos e queijos curados.

Vinha e preparação

Nome
El Manzano, Orizabal, La Ballesta, La Isla, Porres y Camino San Asensio.
Descrição
Selecção de vinhas próprias localizadas na localidade de Briones (Rioja Alta), cultivadas de forma sustentável.
Idade
A idade média é de 35 anos.
Solo
Perfil argilo-calcário.
Clima
A colheita de 2019 foi marcada pela grande geada na noite de 28 para 29 de abril, que atacou as vinhas já brotadas, causando estragos. O ciclo da vinha foi muito curto. O inverno e a primavera foram extremamente secos, com temperaturas muito altas, nunca vistas nessa época do ano. Isso reduziu bastante o rendimento por hectare, mas elevou ao máximo a qualidade da fruta.
Colheita
À mão em pequenas caixas. Todas as uvas ficam em câmara fria por 24 horas antes de serem processadas na mesa de seleção. A vindima começou no final de setembro com a variedade Tempranillo e em meados de outubro com a Graciano.
Vinificação
Cada variedade é elaborada separadamente. Depois de um esmagamento suave, o mosto é envasado por gravidade em pequenos tonéis de carvalho francês, onde fermenta e maceram em contacto com as peles a uma temperatura máxima de 30 ºC, recebendo ligeiras remontagens durante 20 dias. A maloláctica ocorre em pequenos tonéis de carvalho francês.
Envelhecimento
Crianza de 24 meses em barricas novas e de segundo ano de carvalho francês e americano. O vinho é refinado durante vários meses em tino de carvalho francês antes de passar para a garrafa.
Engarrafamento
O vinho repousa na garrafa por pelo menos 24 meses antes de chegar ao mercado.

Avaliação dos especialistas

Tim Atkin:

Serious stuff at a good price, this French oak-aged blend of Tempranillo and 10% Graciano all comes from Vivanco's home village of Briones. Pairing Tempranillo and 10% Graciano, it's a youthful, well-structured red with good grip, blueberry and black cherry fruit and a nice sheen of mocha oak. 2024-29

James Suckling:

A fragrant and clean nose of blackberries, cranberries and dried flowers with hints of warm stones and spices. The palate is energetic, medium- to full- bodied, fruit-forward but not cloying, with supple tannins and a compact, fruit-driven finish. A blend of tempranillo and graciano. Drink now.

The Wine Advocate:

The red 2019 Reserva was produced with 90% Tempranillo and 10% Graciano fermented separately in oak vats and matured in new and second-use French and American oak barrels for 24 months. It has notes of dry herbs, ripe berries and spice. It has 14% alcohol with balancing acidity and a polished palate with mostly resolved tannins. It's approachable and easy to drink. 225,000 bottles produced. It was bottled in November 2022. - Luis Gutiérrez.