Descrição

Um vinho muito especial para esta casa, já que foi criado em homenagem a Ángeles, mãe do enólogo Juan Luis Cañas. As uvas Tempranillo e Graciano com que é elaborado provêm de vinhas velhas, que representam a essência desta zona da Rioja Alavesa. Tinto envolvente, com taninos firmes mas polidos, com muitos toques frutados, de ervas aromáticas e minerais. Puro equilíbrio e sensualidade.

Vinho recomendado para ouvir o nosso episódio do podcast «Sala de Cata» com José Miguel Zubía

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
14.0% vol.
Produção
80.692 garrafas
Variedade
90% Tempranillo, 10% Graciano
Origem
Rioja

Prova

Vista
Vermelho cereja de densidade média-alta, limpo e brilhante.
Nariz
Dá para sentir frutas vermelhas e pretas (amora, alcaçuz preto, cereja e cereja cereja) típicas da casta Tempranillo. A casta Graciano traz mais frescura e notas balsâmicas (cravo e tomilho). Também encontramos notas adocicadas e outras de cedro, caixa de charutos e folha de tabaco que dão complexidade ao vinho. Por fim, as notas de grafite mostram os solos de onde provêm as uvas.
Boca
Entrada suave, envolvente e fresca graças à acidez. O tanino é polido, fruto do estágio em carvalho e garrafa, e envolve o paladar, conferindo complexidade. Estão presentes sensações de frutos pretos e notas balsâmicas que lembram as plantas autóctones do matagal da zona de Samaniego. Final muito persistente.
Temperatura de servir
16 °C.
Consumo
Até 2039, mais ou menos, se estiver em ótimas condições.

Vinha e preparação

Descrição
Pequenas parcelas localizadas em zonas de encosta e terraços, com uma exposição solar perfeita e onde o solo é pobre, ideal para obter vinhas e uvas da máxima qualidade. A maioria dos vinhedos fica em Samaniego.
Idade
Vinhas com mais de 55 anos.
Solo
Argilosos-calcários salpicados com algumas zonas de cascalho.
Rendimento
4.500 quilos por hectare.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
As uvas são processadas numa mesa de seleção dupla (cacho e depois bagas). Só as perfeitas seguem o processo. Os vinhos das variedades Tempranillo e Graciano foram elaborados e criados separadamente, conseguindo preservar a fruta do Tempranillo e realçar a complexidade do Graciano com o seu carácter especiado. Fermentação alcoólica em depósitos de betão (Tempranillo) e em cubas de carvalho francês (Graciano).
Envelhecimento
15 meses em tulipa de betão de 5.750 litros (10% do vinho) e em barricas bordalesas de 225 litros (60% carvalho francês e 30% carvalho americano, sendo metade novas e as restantes de segundo uso).

Avaliação dos especialistas

Tim Atkin:

Jon Cañas makes this good value red with a combination of Tempranillo and 15% Graciano.
Subtle, chalky, refined and elegant, it shows the freshness of its cooler, east-facing exposition,
raspberry and red cherry fruit and very well handled oak. Nicely judged. 2024-30

James Suckling:

Sweet new wood spices are well knitted with the fruit, showing vanilla, tar, peppercorns, roasted white sesame seeds and fresh red plums. Very juicy and firm on the palate, with a full body and powerful, nicely chewy tannins. Pretty long. Needs at least another year to come around. Drink from 2025.