Descrição

Pèppoli representa o território do Chianti Classico e a sua variedade histórica de uva com aromas florais e frutados. No nariz, destaca-se a fruta vermelha e preta acompanhada por delicados aromas balsâmicos e herbáceos e um fundo especiado. Em boca

,

o paladar é vibrante, saboroso, com taninos suaves que sustentam um final persistente e fresco

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2021
Álcool
13.5% vol.
Variedade
Sangiovese, Otras
Origem
Chianti Classico DOCG

Prova

Vista
Vermelho rubi.
Nariz
Fruta vermelha e preta acompanhada por aromas delicados de bálsamo e ervas e um fundo especiado.
Boca
Paladar vibrante, saboroso, com taninos suaves que sustentam um final persistente e fresco.

Vinha e preparação

Clima
Em 2017, tanto o inverno como a primavera foram suaves. Uma queda repentina das temperaturas nos últimos dias de abril causou uma pequena redução nos rendimentos gerais, mas não afetou a qualidade das uvas. O verão foi seco e ensolarado, com temperaturas acima da média. As chuvas em meados de setembro restauraram o ciclo vegetativo da videira, favorecendo a maturação ideal da vinha.
Colheita
A colheita da Sangiovese rolou no dia 20 de setembro
Vinificação
Depois do desengace, as uvas foram esmagadas suavemente e levadas para cubas de fermentação em inox. A fermentação alcoólica rolou numa temperatura controlada entre 26° C e 28° C para melhorar a expressão aromática e preservar as notas florais e frutadas de cada variedade. O processo de maceração foi feito com técnicas mecânicas delicadas para extrair taninos suaves e flexíveis; o Sangiovese ficou em contacto com as peles por uma semana e as variedades complementares por 12 a 15 dias
Envelhecimento
Depois que a fermentação malolática acabou, no final do inverno para todas as variedades de uva, a mistura foi montada e levada para barricas, onde envelheceu por cerca de 9 meses em carvalho eslavo grande, com uma pequena parte em barricas e depósitos de inox.
Engarrafamento
O engarrafamento foi feito em dezembro de 2018

Avaliação dos especialistas

James Suckling:

A direct, real Chianti Classico with plum and sour-cherry character, as well as some tangy citrus. It’s medium-bodied with lovely fruit and a fresh finish. Just a hint of firmness at the end. Drink now.