Descrição

A gama Ars Collecta é a expressão de um legado de quase cinco séculos de saber fazer enológico. A experiência e o conhecimento exaustivo dos seus vinhedos da adega mais exclusiva de Codorníu permitem criar este coupage de três variedades provenientes de duas zonas climáticas e três vinhedos diferentes, onde se expressam da melhor forma o Pinot noir, o Trepat e o Xarel ·lo. O resultado é um magnífico 'cava' reserva complexo, expressivo e de longa vida

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Cava
Colheita
2021
Álcool
11.5% vol.
Variedade
85% Pinot noir, 15% Xarel·lo, Trepat
Origem
Cava
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor rosé salmão delicada de tonalidade média, bolhas finas e delicada coroa.
Nariz
Aromas intensos de framboesa, amora e morango misturados com uma leve nota cítrica que realça os aromas anteriores e traz frescura.
Boca
Nesta fase, destacam-se as notas de frutos vermelhos, típicas da casta Pinot Noir, juntamente com a sua frescura, equilíbrio e bolhas que favorecem a sensação de cremosidade, também reforçada pelo envelhecimento em contacto com as leveduras.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 °C.
Consumo
Se precisar, esfria por umas duas horas numa bandeja com água salgada e gelo. Evita esfriar de repente no congelador. É melhor guardar na vertical.
Combinação
Ótimo para acompanhar aperitivos gourmet ou pratos de arroz com peixe. Perfeito com salmão e peixe azul cru (em sashimi, sushi, carpaccio ou tártaro) ou grelhado, já que a sua acidez equilibra o teor de gordura desses peixes. Também combina com carnes brancas pouco temperadas e sobremesas com frutas vermelhas.

Vinha e preparação

Descrição
Selecção de vinhas de Costers del Segre (Pinot noir), Conca de Barberà (Trepat) e da planície central do Penedès (Xarel·lo).
Clima
Em Segrià, de onde vem a Pinot Noir, a vindima de 2021 foi menor, mas de excelente qualidade. As uvas têm um bom equilíbrio e uma acidez excelente. Na Conca de Barberà, de onde vem a variedade Trepat, e no Penedès, de onde vem o Xarel·lo, a colheita foi menor do que em outros anos devido à ausência de chuvas durante todo o ciclo, inferior aos últimos oito anos. O avanço fenológico foi lento devido às temperaturas moderadas e as chuvas do final de agosto favoreceram o desenvolvimento das bagas. A saúde foi muito boa
Colheita
Vindima noturna no início de agosto, aproveitando a temperatura fresca e evitando a oxidação dos aromas da uva.
Vinificação
Depois de desengace, as uvas foram prensadas suavemente numa prensa pneumática para depois macerarem na mesma, deixando o mosto em contacto com a casca da uva durante cerca de duas horas. Em seguida, iniciou-se a fermentação a uma temperatura entre 15 e 17 °C. Dosagem brut, 7 gramas de açúcar por litro.
Envelhecimento
Estágio de mais de 18 meses a temperatura constante entre as grossas paredes das garrafeiras da adega.