Descrição

Assim chamada em homenagem à última pessoa da família que levou o apelido Codorníu e esposa do viticultor Miquel Raventós, a gama de cavas Anna é a mais emblemática da famosa adega catalã, pioneira na inclusão de seu coupage de variedades estrangeiras, como Chardonnay e Pinot noir. Precisamente, a casta tinta é a utilizada neste espumante rosé de edição especial comemorativa dos 40 anos da gama, mostrando a sua essência com toda a pureza e transparência. Foi elaborado exclusivamente com frutos de vindimas em que o potencial das uvas augurava uma excelente resistência ao passar do tempo, mesmo numa garrafa transparente como a que o apresenta. Adequado para veganos.

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Cava
Álcool
11.5% vol.
Variedade
100% Pinot noir
Origem
Cava
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
De cor rosa pálido brilhante e límpido, com reflexos violáceos. Rosário contínuo e coroa persistente de bolhas.
Nariz
No início, predominam os aromas frutados de cereja, framboesa e melão cantaloupe, dando lugar, em seguida, a notas cítricas de toranja e um toque sutil de violetas.
Boca
Espumante com boa acidez, longo e persistente.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 °C.
Combinação
Gastronómico por excelência, este garrafeira combina perfeitamente com uma grande variedade de pratos, desde peixes azuis (atum, salmão, sardinhas) a todos os tipos de tapas, passando por arroz, massa, saladas de legumes, verduras e aves de carne escura (codorniz, faisão).

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas próprias localizadas na região de Segrià, na província de Lleida. Os sistemas de cultivo seguem os critérios de produção integrada e são especialmente adaptados à elaboração de vinhos espumantes.
Clima
A zona onde se localizam as vinhas de origem deste espumante beneficia do clima mais continental da D.O. garrafeira, o que favorece uma concentração ideal, menor acidez, mais corpo e maior intensidade nas uvas.
Colheita
A vindima é realizada em meados de agosto, durante a noite, com o objetivo de manter as uvas o mais frescas possível, preservando assim os seus aromas e evitando processos de oxidação ou fermentação espontânea. A seleção de cada uma delas é rigorosa, de acordo com o seu potencial de resistência ao passar do tempo, um pH baixo e uma acidez muito elevada.
Vinificação
Após a desengace e a obtenção do mosto, este permaneceu em contacto com as peles durante cerca de três ou quatro horas para obter a sua cor subtil. Em seguida, procedeu-se à sua filtragem para dar lugar à fermentação a temperatura controlada, após a adição de leveduras selecionadas. Uma vez concluída a fermentação e clarificado o vinho, este foi engarrafado juntamente com o licor de tiragem (mistura de açúcar e leveduras selecionadas). Segunda fermentação em garrafa
Envelhecimento
Estágio em garrafeira em contacto com as borras durante um mínimo de 9 meses nas caves subterrâneas da Codorníu a uma temperatura constante de 15 °C. Após este período, ocorre o remouage (decantação das garrafas para facilitar a aglutinação e posterior eliminação dos sedimentos) e o dégorgement, momento em que são extraídos os sedimentos depositados após a segunda fermentação. Posteriormente, é adicionada uma quantidade de licor de expedição que determinará o teor de açúcares residuais da garrafeira, neste caso, 9 gramas de açúcar residual por litro («dosage» brut)
Engarrafamento
Com uma rolha de cortiça.