Descrição

Originalmente conhecido como Brunello White Label e, desde 1983, com a criação da DOC, Rosso di Montalcino, este 100% Sangiovese é fiel ao estilo que caracteriza todos os vinhos da Biondi-Santi, com um aroma frutado e perfumado. Ambas as características fazem dele o tinto perfeito para ser degustado mesmo em idade jovem. No entanto, quanto mais tempo for deixado a respirar no copo, melhor revelará a sua complexidade e profundidade

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2021
Álcool
13.5% vol.
Variedade
100% Sangiovese grosso
Origem
Rosso di Montalcino DOC

Prova

Boca
Agradável, alegre, elegante, com boa acidez, sensações de cereja ácida e menta triturada, tensão, energia, vitalidade e taninos aveludados que envolvem o paladar, enquanto a acidez fresca o mantém elevado, culminando num final crocante.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas próprias da adega da sua propriedade principal Tenuta Greppo, a sudeste de Montalcino; de Ribusuoli, localizada logo abaixo desta, e de Pievecchia, 'terroir' ao norte do município de Montalcino.
Clima
O ciclo da colheita de 2021 foi marcado por um outono e inverno com temperaturas suaves e chuvas fortificadas, enquanto a primavera trouxe uma geada no dia 6 de abril. A partir desse mês até meados de agosto, as chuvas diminuíram bastante, dando lugar a condições de seca. O verão foi marcado por temperaturas altas e umidade elevada, mas no final de agosto, graças à amplitude térmica e às chuvas benéficas, as condições ficaram perfeitas para que as uvas completassem a maturação antes da colheita.
Colheita
A vindima manual começou no dia 9 de setembro.
Envelhecimento
Estágio de 12 meses em barricas de carvalho da Eslavónia.