Descrição

Os vinhedos La Pirámide, Nicasia, Angélica e Adrianna ficam bem alto, a mais de 1.000 metros acima do nível do mar . É lá que vem a uva Malbec usada pra fazer esse tinto, um vinho fresco e intenso no nariz, com um paladar carnudo e opulento. A Catena Zapata diz que, graças à sua evolução incrível, o melhor momento para curtir este vinho é a partir do terceiro ano depois da colheita

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2021
Álcool
13.7% vol.
Variedade
100% Malbec
Origem
Mendoza

Prova

Vista
De cor violeta profunda e opaca, com reflexos pretos.
Nariz
Fresca e intensa, com aromas a frutos vermelhos maduros, especiarias como a canela, matizes a flores silvestres e um leve toque cítrico.
Boca
Tinto que mostra uma estrutura e concentração incríveis, com uma textura sedosa e envolvente. As sensações de cassis, frutos pretos, chocolate, baunilha e pimenta preta culminam num final com notas minerais refrescantes que denotam uma acidez viva e taninos bem integrados.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C.

Vinha e preparação

Nome
Viñedos Angélica, La Pirámide, Nicasia, Adrianna y Angélica Sur.
Descrição
Fileiras selecionadas dessas cinco parcelas diferentes que pertencem à propriedade da família Catena, localizadas a uma altitude entre 920 e 1.450 metros acima do nível do mar.
Solo
De origem aluvial e composição variada, dependendo de cada parcela, embora seja predominantemente franco-argiloso e franco-arenoso, com cantos rolados e cascalho no interior.
Clima
2021 foi um ano com clima uniforme em toda Mendoza, embora um pouco mais frio do que o normal. Os rendimentos das variedades tintas foram normais, com boa concentração, açúcares moderados e acidez ideal.
Colheita
Cada lote é colhido separadamente, em momentos diferentes, para garantir níveis moderados de álcool e uma acidez natural ideal.
Vinificação
Os grãos inteiros são transferidos manualmente para barris de 225 a 500 litros para fermentação com leveduras indígenas, separadamente de acordo com cada parcela. A fermentação com leveduras indígenas durou entre 10 e 20 dias, enquanto a maceração durou de 10 a 22 dias. A malolática também ocorreu em barricas com um intenso regime de bâtonnages.
Envelhecimento
Estágio de 12 a 18 meses em barricas de carvalho francês.

Avaliação dos especialistas

James Suckling:

Fresh blue fruit with dried herbs, ripe stems and white pepper. Very juicy, fresh and fine-grained on the palate with a medium body and a crunchy, fluid finish. Quite long. Drink or hold. (Zekun Shuai)

Descorchados:

Para este cuvée de malbec, el enólogo Alejandro Vigil recurre a la mayor parte de los viñedos de la bodega en Mendoza, desde los cálidos planos de Lunlunta, junto al río Mendoza, en la zona de Maipú, hasta las alturas del viñedo Adrianna, hacia el norte del Valle de Uco, por sobre los 1.400 metros de altitud. El resultado es un malbec prototipo, con un acento en las frutas suculentas y maduras que tanto éxito le han dado a la variedad. La boca se siente suave y cremosa, los sabores son maduros y dulces. (Patricio Tapia)