Descrição

Coto de Gomariz exibe no seu rótulo o brasão da Abadia de Gomariz, o mais antigo vinhedo da Península Ibérica, que remonta ao século IX. Cultivado segundo os princípios da viticultura natural e biodinâmica, é um excelente vinho que deve ser degustado

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2024
Álcool
13.4% vol.
Produção
50.000 garrafas.
Subzona
Leiro.
Variedade
70% Treixadura, 30% Godello, Loureira, Albariño.
Origem
Ribeiro

Prova

Vista
Cor amarelo esverdeado brilhante.
Nariz
Viva, cítrica, com um toque mineral e aromas de frutas do pomar que se complementam com especiarias doces, gengibre e qualidades florais.
Boca
Sedoso no paladar e redondo, com sabores picantes como medula de laranja e limão e um toque amargo de marmelo. Final seco e equilibrado, com forte persistência de notas minerais
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 ºC.
Combinação
Vieiras à galega; marisco com alguma complexidade; peixes como rodaballo, bacalhau ou salmão fumado; pratos no forno; carnes brancas ou queijos pouco curados.

Vinha e preparação

Nome
O Figueiral, A Fonte, Préstimo, Viña Grande, Lavandeira, A Cerrada, Lama de Barco.
Descrição
Parcelas plantadas em socalcos e encostas suaves na freguesia de Gomariz-Leiro (Ourense). Condução em espaldeira e poda dupla, cordão Royat e Guyot. Viticultura totalmente livre de produtos químicos tóxicos e seguindo as teorias de Fukuoka e R. Steinner.
Solo
Areia granítica, xisto e argila.
Clima
Atlântico. Em 2024, após uma primavera historicamente húmida na Galiza, o risco de míldio foi bem controlado. O verão teve um início húmido, mas julho e agosto foram quentes e secos, o que permitiu uma maturação ideal das uvas e um excelente equilíbrio com a acidez. Graças ao vigor das plantas, a vindima foi realizada no momento ideal, evitando as chuvas do final de setembro.
Colheita
Seleção das uvas na vinha e vindima manual em caixas de 18 kg.
Vinificação
Mesa de seleção separada, tal como a elaboração, de acordo com a propriedade. Prensagem e seleção do mosto gema. Desfangado estático e fermentação a baixa temperatura com leveduras autóctones e acabamento com leveduras comerciais.
Envelhecimento
60% do vinho (proveniente da Finca O Figueiral) permaneceu em barrica durante 7 meses. 'Coupage' de fincas e afinado em depósito.
Engarrafamento
Em abril de 2025.