Descrição

Lote de Cariñena e Garnacha de vinhas velhas, representando a visão clássica do Gallina de Piel del Priorat, de «potência domada» com «uma textura atual e moderna, cheia de suculência, extração de fruta madura e mineralidade». Produção super limitada

Detalhes do produto

Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
15.0% vol.
Produção
2.114 garrafas
Variedade
70% Cariñena, 30% Garnacha
Origem
Priorat

Prova

Vista
Tem uma cor cereja bonita.
Nariz
Concentrado, com aromas a frutos pretos e pimenta, com um toque de canela e alcaçuz.
Boca
Vinho amplo, frutado, denso, opulento e com taninos finos que se fundem no final.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhedo localizado em Gratallops, a 300 metros acima do nível do mar.
Idade
Cepas de 20 a 50 anos.
Solo
«Llicorella».
Clima
Mediterrâneo. 2019 foi um ano marcado pela falta de chuva e temperaturas super altas em junho. Isso fez com que muitas uvas secassem, até mesmo vinhas inteiras, e a produção foi bem menor. Mesmo assim, os vinhos que saíram são redondos, cheios e agradáveis, resultado da concentração extrema das videiras que deram uvas pequenas, mas super saborosas e com uma acidez muito boa.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
Uvas desengacadas e esmagadas com 10% de raspa no caso da Garnacha. Fermentação espontânea em depósitos de inox com algumas remontagens manuais para conseguir uma extração equilibrada para a Garnacha e um pouco menor para a Cariñena. Maceração de 30 dias a temperatura máxima controlada de 25 °C. Prensagem e fermentação malolática em depósito de aço inox e barrica.
Envelhecimento
Estágio de 15 meses em barricas de carvalho francês usadas de terceiro e segundo anos com capacidade para 225 litros (tonelaria Dargaud de Tronçais, ligeiramente tostadas e dobradas a vapor). Depois de passar pela madeira, o vinho é engarrafado e continua a amadurecer durante um mínimo de 6-8 meses antes de sair para o mercado.