Descrição

O Eva Cream é um oloroso doce que surge da fusão de oloroso e Pedro Ximénez. O segredo para conseguir uma boa mistura é a proporção de cada um deles. O cream tradicional de Barbadillo, que recentemente mudou o seu rótulo tradicional, é cremoso e penetrante, com uma incrível untuosidade. Com notas de frutos secos, nozes, ameixas, passas e café, é um vinho muito suave e sedoso, geralmente bebido a meio da manhã e acompanhado de pratos gordurosos ou condimentados, tais como caril.

Informações de produto

Tipo
Sweet scented
Álcool
19.0% vol.
Variedade
75% Palomino fino, 25% Pedro Ximénez
Origem
Jerez-Xérès-Sherry

Prova

Vista
Cor caoba.
Nariz
O seu bouquet aromático faz lembrar madeiras nobres, frutos secos, ameixas e sultanas.
Boca
É untuoso e suave no paladar.
Temperatura de servir
Recomenda-se que seja servido a 13 ºC. Também pode ser consumido com gelo.
Consumo
Vinhos velhos envelhecidos por oxidação, como este, podem permanecer em perfeito estado organoléptico depois de engarrafados durante muitos anos, mesmo que a garrafa tenha sido aberta anteriormente. Óptimo desde o momento da compra.
Combinação
Pratos gordurosos, caril.

Vinha e preparação

Nome
Gibalbín e Santa Lucía
Idade
Idade média de 30 anos.
Solo
Albariza.
Clima
As vinhas estão localizadas no interior para que tenham um bom amadurecimento.
Rendimento
9.000 quilos por hectare.
Colheita
A colheita começou em meados de agosto e foi feita à mão.
Vinificação
É realizada em depósitos de aço inoxidável de 400.000 litros a uma temperatura controlada de 20 ºC durante 12 dias e implica as leveduras naturais presentes nas uvas.
Envelhecimento
Envelhecimento oxidativo durante 6 anos. Após a fermentação do mosto de uvas Palomino, os vinhos mais robustos são selecionados e fortificados com álcool vínico até 18% vol. Este vinho fortificado é chamado "sobretablas" e destina-se ao envelhecimento em barricas de xerez, geralmente de 500 litros. Este envelhecimento é físico-químico e é produzido pela oxidação dos vinhos nos tonéis e serem trasfegados através das diferentes 'criaderas'. O sistema de envelhecimento é caracterizado pelas 'sacas' e pulverização do vinho entre as 'criaderas e soleras' das diferentes adegas.
Engarrafamento
Antes do engarrafamento, o oloroso envelhecido é misturado com o vinho Pedro Ximénez que também foi submetido a um envelhecimento oxidativo para formar este cream.