Descrição

Fruto da viticultura biológica e de uma grande colheita que deu uvas muito aromáticas, frescas e com muita acidez, estamos perante um branco com uma fantástica relação qualidade-preço. A combinação do conceito filosófico japonês de ikigai ( que significa «razão de viver») e o galo, um dos símbolos do Penedès, origem deste vinho, dão o nome original a esta criação do sommelier David Seijas

Detalhes do produto

Tipo
Branco
Colheita
2023
Álcool
12.5% vol.
Variedade
85% Xarel·lo, 10% Malvasía, 5% Moscatel de Alejandría
Origem
Penedés
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Nariz
Aromas a frutos de caroço (pêssego da vinha do Ordal) com notas cítricas (tangerina) e florais (flor de laranjeira) e funcho.
Boca
Passagem fresca, frutada e floral.
Temperatura de servir
Entre 10 e 12 °C.
Combinação
Para curtir em taças, com qualquer petisco e especialmente para acompanhar o «xató», a salada de inverno típica do Penedès.

Vinha e preparação

Descrição
As vinhas de Xarel·lo são um clone próprio de Cal Cassanyes, enquanto as de Malvasia vêm de Sitges. Todas elas são cultivadas de forma biológica e estão a uma altitude média de 160 metros acima do nível do mar.
Idade
Os vinhedos de Xarel·lo foram plantados em 1973.
Solo
Franco-limoso e arenoso.
Clima
A colheita de 2023 vai ficar na memória como histórica por causa da falta de água. Mesmo que a casta Xarel·lo tenha aguentado bem o stress hídrico, o comprimento curto dos ramos e a falta de folhas fizeram com que a produção média fosse 50-60% menor do que o normal.
Colheita
Vindima manual precoce no mês de agosto, com uvas pequenas, mas com uma saúde incrível e uma boa relação álcool-acidez.
Vinificação
Maceração pelicular a frio durante 5 horas. Fermentação a 15 °C em depósitos de inox.
Envelhecimento
Estágio de 4 meses sobre borras finas em depósitos de inox