Descrição

Este branco sul-africano foi elaborado a partir de um clone de Chardonnay de Dijon. A perfeita adaptação da variedade de origem francesa à região de Cape South Coast traduz-se num vinho limpo e de grande pureza frutal. A cuidada elaboração, que inclui um envelhecimento de 7 meses em barricas bordelesas, potenciou o seu equilíbrio e elegância.

 

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2017
Álcool
13.0% vol.
Variedade
100% Chardonnay
Origem
Cape South Coast

Prova

Nariz
Aromas limpos de flor de limão, giz molhado e pedras em pó.
Boca
Intenso e penetrante, mostrando boa acidez. Branco de corpo médio, com sensação na boca de fruta de alta pureza (casca de laranja, pêssego amarelo e raspa de toranja) e bolachas de creme de limão com uma textura que lembra o 'crème fraiche'. Acabamento longo.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 ºC
Consumo
Até 2032, se for conservado em condições óptimas.

Vinha e preparação

Clima
Embora as condições climatéricas em 2017 tenham provocado uma vindima precoce, um Dezembro excepcionalmente frio atrasou a maturação das uvas e as chuvas em Janeiro, precisamente durante a vera, ajudaram a nutrir os solos e o crescimento das raízes. O resultado é uma colheita com boa acidez natural e uma carga de fruta muito presente.
Colheita
As uvas foram vindimadas à mão, de manhã cedo, a 16 de Fevereiro de 2017, em pequenos cestos.
Vinificação
Após a prensagem direta e delicada dos bagos, o mosto obtido fluiu por gravidade para encher as barricas. A fermentação teve lugar espontaneamente e o vinho repousou em barricas durante 4 meses.
Envelhecimento
Mais 7 meses de envelhecimento em barricas de carvalho francês de 228 litros, feitas por artesãos da Borgonha. 40% das barricas eram novas e as restantes eram de segunda utilização.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

While it's not Elgin fruit, the nose of the 2017 GPS Lower Duivenhoks River Chardonnay begins focused with yellow apples and zippy acid-driven lemon skin. The palate is clean and oaked with a spicy line through the mid-palate that lingers onto the finish. It's an elegant wine with a well-balanced finish that is food friendly. Kershaw is making this wine from Chardonnay clone 95 and was able to fill 2,700 bottles.