Descrição

La Loma é uma vinha íngreme com pouco mais de um hectare, plantada em 1946 com Tempranillo e Garnacha. Desde 2015, vinificam as suas uvas separadamente, dando origem a um vinho único. A sua elaboração é marcada pela máxima de respeitar a subtileza e identidade deste 'single vineyard'. Calcário, cascalho e argila ferrosa completam a composição privilegiada do seu solo

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2022
Álcool
14.5% vol.
Produção
2.516 garrafas
Subzona
Alta Rioja
Variedade
Tempranillo, Garnacha, Garnacha blanca
Origem
Rioja

Prova

Vista
De cor vermelho cereja, brilhante e vivo.
Nariz
Muito sutil e elegante, com intensas notas de frutos pretos (amora, mirtilo) e especiadas (canela, alcaçuz) num fundo fresco e muito floral proveniente da casta Garnacha.
Boca
Surpreende pela boca ampla e equilibrada, com taninos sedosos e polidos. Fresco, envolvente e com final longo.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
Vinha situada no sudoeste do município de Briones, a uma altitude de 534 metros acima do nível do mar. É plantada em vaso tradicional numa encosta com orientação para leste e um declive de 7%
Tamanho
1.4 hectares
Idade
Vinhedo plantado em 1946.
Solo
Pobre, com composição calcária e substrato de cascalho, essencial para uma boa drenagem e desenvolvimento das raízes em profundidade, com maior acesso aos compostos minerais do solo. É atravessado por uma margas argilo-ferrosa, que lhe confere corpo e tanicidade.
Clima
Privilegiado pela influência do Atlântico e do Mediterrâneo. 2022 foi um ano super quente e seco na Rioja Alta. Junho foi o mês mais quente desde que se tem registos, e não choveu até meados de agosto. A vindima começou a 21 de setembro, com dias longos e ensolarados e noites frescas. Em termos gerais, 2022 foi uma colheita de vinhos equilibrados, com acidez um pouco baixa, boa fruta e concentração.
Rendimento
3.650 cepas por hectare.
Colheita
Vindima manual em pequenas caixas.
Vinificação
Maceração prefermentativa a frio durante 3 dias num pequeno depósito de inox com temperatura controlada. O regime de remontagens varia dependendo do momento da fermentação, sempre procurando respeitar a sutileza deste vinhedo.
Envelhecimento
Depois da fermentação, o vinho foi para 4 bocoys de 500 litros de carvalho francês, onde a fermentação malolática rolou naturalmente. No total, o vinho ficou 14 meses em barrica.

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

The 2022 La Loma comes from a single vineyard they have been working since 2021 (bottled separately since 2015), and in 2022, he managed to purchase it. It's a vineyard that has always been special for them, mostly Tempranillo with some 10% Garnacha from vines planted in 1946 in the higher zones of La Demanda. It fermented with destemmed but uncrushed grapes and indigenous yeasts in a small vat and matured for 14 months in used 500-liter French and Austrian barrels. It's ripe and perfumed; this year, it reached 14.5% alcohol, keeping the elegant and serious profile, a little more exuberant perhaps, with darker fruit but with polished tannins. 2,516 bottles were filled in April 2024.