Descrição

Três microparcelas do encrave de La Roza são a origem deste vinho sublime. No total, não chegam a 0,25 hectares e são o resultado da recuperação de 689 cepas com 165 anos de idade. Elegante em abundância, estruturado e persistente, é uma incrível demonstração de qualidade fora do comum e da personalidade única tanto do 'terroir' como do Tinto fino. Além disso, esta colheita de 2016 é classificada como uma das melhores dos últimos anos, não só no vale de Atauta, mas também em Ribera del Duero

Detalhes do produto

Tipo
Tinto
Colheita
2016
Álcool
15.0% vol.
Produção
778 garrafas numeradas
Variedade
100% Tinto fino
Origem
Vino de España

Prova

Vista
Cor cereja picota.
Nariz
Intenso e calmante, com aromas silvestres, tipo tomilho-limão e lavanda selvagem, misturados com fruta vermelha madura.
Boca
Super elegante, com uma estrutura sutil e muito persistente no paladar.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Consumo
Em condições ideais, pode ficar na garrafa até 2028.

Vinha e preparação

Nome
La Roza.
Descrição
Concretamente, são três parcelas dentro do encrave de La Roza, resultado da recuperação de 689 cepas de 165 anos plantadas em pé franco. Localizadas a cerca de 970 metros de altitude.
Tamanho
0,24 hectares.
Idade
165 anos.
Solo
Densidade de um metro de areia, solta na superfície, com um pouco de argila à medida que se aprofunda, seguida de outro metro de argila até chegar à rocha calcária.
Clima
Continental extremo com influência mediterrânica. 2016 é uma das grandes colheitas no Vale de Atauta e na Ribera del Duero. Com temperaturas médias ligeiramente acima do normal, é a pluviometria que marca o desenvolvimento da colheita. A primeira metade do ciclo (novembro a abril) teve 35% mais chuva do que a média dos últimos 20 anos, enchendo o solo de reservas hídricas e provocando uma grande brotação. A segunda metade foi seca, permitindo condições ideais de maturação que se traduzem numa excelente colheita caracterizada por um equilíbrio perfeito.
Colheita
Vindima manual em caixas de 11 quilos.
Vinificação
Cada parcela é vinificada separadamente. Dupla mesa de seleção de cachos e bagos, desengace sem esmagamento e encubado em depósitos de inox de 1.000 litros por gravidade. Maceração a frio, 10 ºC, durante 7 dias com pisadas de manhã e à noite. Maloláctica em barricas de carvalho francês de segundo uso.
Envelhecimento
18 meses em barricas de carvalho francês de segundo uso.

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

The 2016 La Roza follows the style of the 2014—aromatic and perfumed, with the elegance of the sandy soils. It comes from three plots of vines that they reckon are around 170 years of age (!) and which total only 0.24 hectares. It's elegant and subtle, with the elegant tannins from the sandy soils (there's also clay and limestone here, of course), one of the most elegant wines here, and at the same time, it's very complete. 759 bottles were filled in September 2018.

James Suckling:

A profound nose of concentrated blackberries, minerals, blueberries, oyster shell, hot stones, dried oregano and spices. Full-bodied with a big mouthful of fine-grained tannins. Powerful, but deep and extremely powdery on the palate, with a long, tight finish. Better from 2024.