Descrição

Legaris Roble é um vinho que tem uma intensidade aromática máxima e procura realçar toda a tipicidade que a variedade Tinto fino oferece. Elaborado a partir de frutos das nossas parcelas e de fornecedores controlados, apresenta leves notas de baunilha e coco graças a um breve estágio em carvalho americano que, além disso, confere estrutura ao conjunto. Resumindo, é um tinto jovem, frutado, guloso e fácil de beber

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto - Jovem
Colheita
2023
Álcool
14.0% vol.
Variedade
100% Tinto fino
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Cor vermelho púrpura intenso com tons roxos.
Nariz
Predominam os aromas de frutos pretos que refletem a tipicidade da uva e são complementados com finos matizes tostados da sua permanência em barrica.
Boca
Simpático, equilibrado, fresco e redondo.
Temperatura de servir
Entre 14 e 16 °C.
Consumo
Até 2027, mais ou menos, se estiver em ótimas condições.
Combinação
Carnes brancas, massas, saladas, tapas e queijos frescos.

Vinha e preparação

Descrição
Uvas escolhidas a dedo das nossas próprias quintas e de fornecedores de confiança, cujas vinhas a gente acompanha de perto.
Solo
Aluvial, cascalhento e franco-arenoso.
Clima
As geadas fortes só apareceram em janeiro, mas durante esse mês e fevereiro, a temperatura ficou abaixo de zero na maioria das noites. Em abril, as geadas noturnas também foram intensas, e as mais tardias chegaram a danificar algumas das gemas. Em junho, julho e agosto, as temperaturas médias voltaram a ser mais altas do que o normal. Quanto à chuva, em novembro e dezembro, choveu bastante na Ribera del Duero, mas o tempo que passou desde então até junho foi, no geral, bem seco. Nos vinhos tintos da colheita de 2023, o facto de não terem atingido graus alcoólicos elevados vai permitir que expressem melhor o seu potencial aromático. Além disso, vamos encontrar boa estrutura e complexidade, já que atingiram altos índices de maturação fenólica, o que promete longos estágios.
Colheita
Como já é habitual nos últimos anos, a vindima foi bem cedo, começando mesmo no dia 20 de setembro com o Tinto fino na propriedade de Curiel de Duero (Valladolid) e acabando no dia 10 de outubro.
Vinificação
As uvas foram desengaçadas e levadas praticamente inteiras para os depósitos. Depois de uma maceração pré-fermentativa a frio por 48 horas, a fermentação alcoólica rolou a 26 °C para preservar os aromas varietais. A maceração durou um total de 10-12 dias. Em seguida, o vinho fez a fermentação maloláctica espontânea em depósitos de inox.
Envelhecimento
Estágio de 3 meses em barricas de carvalho americano.
Engarrafamento
Foi feita depois da clarificação suave e da filtragem final do vinho.