Descrição

É o vinho de referência da adega, o mais representativo, demonstrando que o equilíbrio entre a singularidade e a complexidade da Ribera del Duero é possível. Prova disso é a sua elaboração a partir de vinhas de diferentes parcelas espalhadas pelas províncias de Valladolid, Burgos e Soria, que são vinificadas separadamente para preservar a tipicidade de cada terroir. O resultado é um tinto rico, cheio de matizes, que procura a harmonia entre a fruta e a madeira

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto - Crianza
Colheita
2022
Álcool
15.0% vol.
Variedade
88% Tinto fino, 12% Cabernet sauvignon
Origem
Ribera del Duero
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor vermelho cereja de intensidade elevada com tons violáceos.
Nariz
Destacam-se aromas de frutos pretos maduros e notas lácticas, ambos bem integrados com matizes tostadas e balsâmicas do seu estágio em barrica.
Boca
Tinto encorpado, bem estruturado, saboroso e equilibrado.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C e após decantação.
Consumo
Até aproximadamente 2028-2030, se mantido em condições ideais.
Combinação
Cordeiro castelhano, pratos de colher, guisados de carne e queijos semicurados.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas antigas e jovens próprias e controladas em 11 pontos geográficos da denominação: Pesquera de Duero, Curiel de Duero e Valbuena de Duero (Valladolid); Boada de Roa, Fuentenebro, Gumiel de Mercado, Haza, Olmedillo de Roa, Moradillo de Roa e San Martín de Rubiales (Burgos) e Alcubilla de Avellaneda (Soria). As vinhas encontram-se a uma altitude entre 750 e 970 metros acima do nível do mar, e nas parcelas propriedade da Legaris iniciou-se em 2020 a conversão para a viticultura biológica, que culminou precisamente nesta colheita de 2022.
Tamanho
As propriedades próprias de Curiel de Duero, Peñafiel, San Martín de Rubiales e Gumiel de Mercado somam 121 hectares.
Solo
Variado, nas parcelas de Valladolid predominantemente pedregoso e mais solto, dando origem a vinhos mais aromáticos; argilo-calcário nas parcelas de Burgos, conferindo estrutura e potência; e argiloso com alto teor de ferro na propriedade de Soria, composição que acentua a frescura e a elegância.
Clima
Continental. 2022 foi uma colheita marcada por pouca precipitação e temperaturas extremamente elevadas registradas durante grande parte do ciclo vegetativo da vinha. Por isso, foi muito heterogénea do ponto de vista da maturação da uva. As escassas precipitações fizeram com que os bagos mal atingissem os parâmetros habituais de peso médio, aumentando a relação entre a superfície da casca e a polpa da uva. Isto influenciou o aumento da intensidade da cor dos vinhos, que é uma das notas mais relevantes dos vinhos desta colheita. Por outro lado, as temperaturas tão extremas favoreceram a saúde das vinhas, permitindo escalonar a vindima.
Colheita
Vindima manual muito precoce, iniciada a 19 de setembro, com onze dias de antecedência em relação à colheita de 2021. Começou-se com a colheita da casta Tempranillo de Curiel de Duero e Olmedillo de Roa e terminou com a Cabernet sauvignon de San Martín de Rubiales, a 13 de outubro.
Vinificação
Os cachos foram rapidamente transportados para a adega para manter as suas qualidades. Após a desengace, as uvas chegaram praticamente inteiras aos depósitos de inox para serem elaboradas separadamente, de acordo com as diferentes parcelas de origem. O processo incluiu uma maceração pré-fermentativa a frio (10 °C) durante 1-2 dias, com o objetivo de extrair aromas e cor. Depois disso, deixou-se a temperatura aumentar progressivamente para o início natural da fermentação alcoólica com as próprias leveduras autóctones de cada terroir. As temperaturas de fermentação oscilaram entre 26 e 28 °C. O descuba foi realizado em média entre 12 e 14 dias após o encubamento.
Envelhecimento
Estágio médio em barricas de 12 meses em barricas bordalesas selecionadas de carvalho francês de grão fino, carvalho americano e uma pequena percentagem de carvalho húngaro. Para esta colheita, com 12% de barricas novas.
Engarrafamento
O processo ocorreu após o refinamento do vinho com uma clarificação suave com clara de ovo.

Avaliação dos especialistas

James Suckling:

Restrained but juicy, showing good succulence from this hot, dry year despite chewy tannins. Good midpalate intensity with medium to full body and a tightly wound, medium-long finish. Drink or hold.