Descrição

Manuel Raventós Negra é descendente de Josep María Raventós i Blanc e, com este espumante que leva o seu nome, oferece-nos a sua seleção pessoal dos melhores vinhos da colheita.Um espumante de autor, com acidez, estrutura e volume, tenso em boca, bolha fina e aromas tostados e amanteigados. Um vinho que, pelo seu caráter excepcional, só é engarrafado nas colheitas mais especiais. Aqui apresentado em caixa de madeira

Detalhes do produto

Tipo
Espumante
Colheita
2017
Álcool
12.5% vol.
Produção
2.125 garrafas
Subzona
Conca do Rio Anoia
Variedade
70% Xarel·lo, 30% Macabeo
Origem
Vino de España
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
De cor dourada brilhante.
Nariz
Com caráter, destaca-se pelos aromas a borras finas, ervas aromáticas, fruta madura, frutos secos e brioche.
Boca
Espumante potente, saboroso, com boa acidez, bolhas finas e um final agradável e levemente amargo.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 °C.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas situadas a cerca de 140 a 150 metros acima do nível do mar em Sant Sadurní d'Anoia, na zona da Conca del Riu Anoia. Agricultura biológica e biodinâmica. Orientação norte-nordeste. Composto de vitelo e burro com preparados biodinâmicos e adubo verde. Poda em vaso. Data da poda entre 12 e 13 de janeiro, com lua minguante.
Tamanho
1,88 hectares.
Idade
Vinhas plantadas em 1983.
Solo
De estrutura argilosa-calcária, sobre substrato carbonatado de origem marinha com grande quantidade de fósseis. A idade dos mesmos na superfície é do Quaternário, enquanto a do substrato remonta ao período Mioceno.
Clima
Mediterrâneo pré-litoral. O tempo durante o ciclo da colheita de 2017 foi cheio de contrastes, com humidade até a brotação e seca extrema até o final. Também vale a pena mencionar que a geada de 21 de abril acabou com 5% dos brotos da propriedade. Apesar de tudo, a recuperação foi vigorosa e a vindima antecipada, embora com baixa produção, apresentou um equilíbrio muito bom entre açúcar e acidez.
Colheita
Vindima manual em reboques com menos de 2.500 kg. Seleção das uvas na vinha. A Macabeo foi colhida a partir de 14 de agosto, enquanto a Xarel·lo foi colhida a partir do dia 25 do mesmo mês.
Vinificação
Entrada por gravidade. Prensa pneumática de baixa pressão. Desfangamento estático a baixas temperaturas. Fermentação alcoólica em depósito de inox. Fermenta por parcelas em diferentes depósitos com leveduras indígenas da vinha.
Envelhecimento
Estágio de 9 meses sobre borras em depósito de cimento. Depois, um mínimo de 70 meses sobre borras em posição de garrafeira. Sem adição de licor de expedição (brut nature). Remouage em pupitre.
Engarrafamento
Tem uma rolha de cortiça aglomerada com discos de cortiça natural proveniente das florestas peninsulares.