Descrição

Vinho proveniente de uma vinha histórica, Vinya dels Fòssils, cuja geologia e microclima permitem-lhe rivalizar com os espumantes mais prestigiados. Os fósseis marinhos caracterizam a estrutura e composição do solo, com carbonatos que conferem a máxima tipicidade a este vinho de alta expressão. Viticultura biodinâmica e estágio mínimo de dois anos e meio em garrafeira. Colheita extremamente seca que resultou numa vindima clássica e excecional. Aqui apresentado em formato de 1,5 litros

Detalhes do produto

Tipo
Espumante
Colheita
2021
Álcool
12.3% vol.
Produção
1.250 garrafas magnum
Subzona
Conca do Rio Anoia
Variedade
50% Xarel·lo, 40% Macabeo, 10% Parellada
Origem
Vino de España
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Temperatura de servir
Entre 6 e 8 °C.

Vinha e preparação

Nome
Viña de los Fósiles: Clot de les Comes, Coll, Mas, Barbera alta, Cols y Mingo.
Descrição
Vinhas em vaso e em parreira royat dupla com orientação este, nordeste e sudeste, localizadas em Sant Sadurní d'Anoia, a uma altitude entre 170 e 197 metros acima do nível do mar. Agricultura biológica e biodinâmica. Poda em verde.
Tamanho
11,3 hectares.
Idade
Vinhas plantadas entre 1965 e 2002.
Solo
Principalmente franco-argiloso, com algumas zonas mais argilosas. É de origem marinha, de quando o Mediterrâneo inundava a depressão do Penedés, e tem um alto teor de argilas cinzentas, areias e fósseis marinhos.
Clima
Mediterrâneo pré-litoral. Colheita super seca e amena. O ciclo começou com os solos cheios de água graças a um 2020 bem húmido, o que ajudou no bom desenvolvimento das videiras. Todo o ciclo foi com pouca chuva e temperaturas normais, um inverno frio e uma primavera amena sem ondas de calor. As reservas do ciclo anterior e a boa estrutura dos solos ajudaram as plantas a terem uma boa brotação e um bom desenvolvimento vegetativo sem qualquer pressão de fungos. A onda de calor chegou no início do verão e prolongou-se até julho. A seca trouxe consigo uma queda na produção, embora esta tenha sido saudável e concentrada.
Colheita
Vindima manual com reboques de menos de 2.500 kg e seleção na vinha. A Xarel·lo foi colhida no dia 2 de setembro (5.700 kg); a Macabeo, a partir de 25 de agosto (7.300 kg) e a Parelladaz, a partir de 10 de setembro (5.500 kg).
Vinificação
Entrada por gravidade das uvas na adega. Prensa pneumática a baixa pressão. Prensagem separada das variedades. Desfangamento estático a baixas temperaturas. Primeira fermentação em diferentes depósitos de inox a temperatura controlada entre 17 e 21 ºC, separando variedades e tipos de solos e com leveduras indígenas. A fermentação dura entre 9 e 15 dias. Sem malolática.
Envelhecimento
Estágio mínimo de 30 meses em posição de garrafeira. Não se adiciona licor de expedição. Para o tirage, usa-se açúcar de cana com certificação biológica. Remouage em pupitre. Não se dosifica com licor de expedição. Contém 0,8 gramas por litro de açúcar residual (Brut Nature).
Engarrafamento
Com rolha de cortiça aglomerada e discos de cortiça natural proveniente de florestas peninsulares. Data de dégorgement indicada no contra-rótulo.

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

The 2021 De la Finca comes from the sloped vineyards on the property, the Vinya dels Fòssils (the fossils vineyard), complemented with grapes from other plots. It's a blend of 50% Xarel.lo, 40% Macabeu and 10% Parellada that refermented in bottle with the lees for 30 months. 2021 was the first of three warm and dry years, but less so than 2022 or 2023, so closer to a classical year, similar to 2019. It has some toasty notes, a smoky touch from extended time of contact with the lees in bottle: It has the balsamic core of Mediterranean herbs and white flowers and fruit and is aromatic, with good acidity and abundant small bubbles that give it texture. 55,000 bottles and 1,250 magnums produced. It was disgorged in March 2024. (Luis Guitiérrez)