Descrição

Um branco com um leve toque de madeira, um dos poucos que se podem encontrar na Ribera del Duero. A sua variedade é maravilhosa, a Albillo maior, que produz vinhos frutados com toques cítricos que lhe conferem elegância e complexidade

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2022
Álcool
12.7% vol.
Variedade
100% Albillo mayor
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Cor amarelo palha com reflexos brilhantes.
Nariz
Intenso e complexo, com notas leves de fruta branca acompanhadas por notas cítricas que lhe conferem elegância e complexidade.
Boca
Boa entrada, que surpreende pela sua frescura e boa integração do tempo em barrica. Sensções gulosas bem equilibradas pela sua boa acidez. Amplo e bem estruturado, com um final persistente.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 9 e 12 ºC.
Combinação
A sua acidez e estrutura são ideais para caça menor, ovos mexidos com cogumelos, massas com molhos brancos. O foie gras vai fazer-te apreciá-lo ao máximo. Também combina bem com peixe fumado, crustáceos ou arroz com frutos do mar.

Vinha e preparação

Descrição
As uvas vêm de vinhas bem antigas, em microparcelas nas aldeias de Peñaranda de Duero e Gumiel de Izán, a 850 metros acima do nível do mar. A orientação é para o norte, com pouca exposição solar, o que ajuda a amadurecer devagar.
Idade
Mais de 70 anos.
Solo
Franco-arenosos.
Clima
Continental. O ano de 2022 foi marcado por um inverno e uma primavera secos, com um crescimento lento das plantas. No verão, os dias foram quentes, mas as noites foram super frias, o que atrasou a maturação.
Vinificação
Depois de uma leve maceração a frio com as cascas, as uvas são desengacadas e prensadas para tirar o mosto, que depois de desengace vai para a fermentação. A fermentação ocorre em ânforas de betão (35%), em depósitos de inox (20%) e em barricas de 500 litros (45%), com a sua própria levedura autóctone e a baixa temperatura para preservar os aromas.
Envelhecimento
Estágio de pelo menos 8 meses sobre as suas lías em barricas de carvalho francês e acácia de 500 litros. Durante esse tempo, as lías são mexidas pelo método de «battonage» para ficarem em suspensão, o que dá mais corpo e volume.