Descrição

Um rosé com lágrimas de uma denominação de origem que não costuma ter muitos, como é o caso de Ribera del Duero, mais uma razão para experimentar. Fresco, frutado, com destaque para os morangos silvestres e muito amplo em boca. Ótimo

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Rosé
Colheita
2024
Álcool
13.5% vol.
Variedade
85% Tempranillo, 10% Garnacha, 5% Albillo
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Cor rosa brilhante muito pálido, atraente e vibrante. As lágrimas densas escorrem pelas laterais do copo depois de girar.
Nariz
Expressão fina e elegante com aromas varietais intensos e frescos, lembrando frutos vermelhos e morangos com um toque sutil de pétalas de rosa.
Boca
Fresco e apetitoso, com uma sensação franca e agradável; boa estrutura e complexidade. Tem uma evolução incrível, com um final amplo e harmonioso.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 10 e 12 ºC.
Combinação
Peixes e mariscos, assim como pratos de massa e arroz. Também combina com carnes brancas e caça menor, guisados leves ou comida oriental picante. É ideal como aperitivo, assim como para combinar com a cozinha japonesa.

Vinha e preparação

Descrição
A variedade Tempranillo vem de diferentes parcelas em Aranda de Duero e Gumiel de Izán, plantadas nos anos 90 em solos profundos de argila calcária a 800 metros acima do nível do mar.
As uvas Garnacha e Albillo Mayor vêm de uma vinha velha plantada em vaso, entre os municípios de Valdeande e Gumiel de Izán, a 850-950 metros acima do nível do mar.
Idade
Entre 15 e 30 anos.
Solo
Profundos de argila calcária.
Clima
O ano de 2024 foi um grande desafio. As geadas e granizo durante a primavera, seguidos de muita chuva e mudanças de temperatura em setembro, fizeram com que a colheita fosse menor. Mas, essas condições extremas deram origem a uvas de alta qualidade e vinhos super complexos.
Vinificação
O mosto é obtido através do tradicional e refinado método de sangria, seguido de uma curta maceração em contacto com as peles para a correta extração da cor e libertação dos precursores do aroma. Fermentação alcoólica em depósitos de inox a baixas temperaturas (8-15 ºC).
Engarrafamento
Em janeiro de 2025.