Descrição

O grande branco da Viña Meín. Elaborado a partir do fruto de um mosaico de variedades locais, é a magnífica expressão do Ribeiro mais prestigiado, fruto do desejo de enobrecer uma das parcelas históricas mais especiais do vale do Avia. A colheita de 2022 foi marcada por um tempo muito seco e quente , embora apresente boa acidez, uma mineralidade delicada e um teor alcoólico moderado. Aqui em formato de 1,5 litros

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2022
Álcool
12.6% vol.
Subzona
Vale do Avia.
Variedade
Treixadura, Godello, Albariño, Torrontés, Loureira, Caíño blanco, Lado
Outros formatos disponíveis:
Origem
Ribeiro

Prova

Vista
Cor palha brilhante.
Nariz
Os aromas de fruta madura dominam, com notas de ervas aromáticas, borras finas e florais.
Boca
Branco encorpado, gordo, com final longo e acidez muito boa.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 °C.

Vinha e preparação

Nome
Paraje de Meín.
Descrição
Vinhedo espalhado por terraços fragmentados nesta parcela histórica, trabalhada de forma intermitente desde o século XII. A ele se juntam outras vinhas da região, que brincam com exposições de leste a oeste e declives que tendem para o norte e para o sul, para realçar a expressão desta paisagem. Viticultura minifundista.
Solo
Pobre em nutrientes, com areia e granito decomposto.
Clima
2022 vai ficar na memória em Espanha, e especialmente em Ribeiro, pelas ondas de calor e pela seca que rolaram durante o verão. O inverno foi bastante seco, mas normal em termos de temperaturas. No final de fevereiro, a tendência mudou: os meses de março e abril foram húmidos e frios. Isso atrasou a brotação, mas implicou um trabalho extra no controlo das coberturas vegetais durante vários dias com risco de geada. O mês de maio foi atípico, com temperaturas acima dos 35 °C e ausência de chuvas. No verão, principalmente em julho e nos primeiros dias de agosto, as temperaturas foram super altas, passando dos 40 °C por vários dias seguidos. Apesar das condições extremas, a vinha se adaptou ao ano seco e quente que tivemos.
Colheita
A vindima das variedades brancas começou no dia 30 de agosto e acabou no dia 12 de setembro. Foi feita em caixas de 12 quilos, dependendo do ponto de maturação das uvas, usando o estilo «colleiteiro».
Vinificação
Seleção e prensagem dos cachos inteiros. Pisagem manual das uvas provenientes das parcelas mais pequenas. Elaboração separada exclusivamente do primeiro mosto de cada variedade e de cada parcela.
Envelhecimento
Estágio de 12 meses em inox, betão, carvalho e dama-jeanne, seguido de mais 12 meses em garrafa antes de sair para o mercado.
Engarrafamento
No outono de 2023. Para uma maior proteção, o vinho contém sulfitos

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

The 2022 O Gran Mein comes from a very dry and warm year of healthy grapes and more Mediterranean wines, and it was sourced from a specific historical plot from Mein planted with Treixadura, Godello, Albariño, Torrontés, Loureira, Caíño Blanco and Lado grapes. The vines are worked organically but are not certified. The whole bunches were pressed, and the must fermented with indigenous yeasts in stainless steel, concrete, clay and glass; it aged in the fermentation vessels and was kept in bottle for one year. It has herbal notes, hints of flowers and pollen, a moderate 12.6% alcohol, a pH of 3.37 and 5.66 grams of acidity. It's medium-bodied, precise and clean, with a chalky texture and a dry finish. 14,857 bottles and some larger formats produced. It was bottled in June 2023. (Luis Gutiérrez)

James Suckling:

Excellent execution of Ribeiro white that shows delicate minerality toward dainty, creamy white fruit and roasted white sesame. Sleek and tangy with a bone-dry, zesty palate. Mineral and grainy in finish. Already very seductive but can hold as well.