Descrição

A colheita de 2019, que foi classificada como Excelente na Ribera del Duero, trouxe vinhos com uma boa estrutura e uma cor bem densa. É o caso desta safra da Portia Summa, um tinto que é super elogiado por críticos e fãs, feito a partir de uma seleção cuidadosa de uvas Tempranillo de vinhas quase centenárias. Uma das criações mais queridas da adega vanguardista de Burgos. Aqui apresentado numa elegante caixa preta com o logótipo distintivo da casa

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
15.4% vol.
Produção
3.694 garrafas
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Vinho de densidade muito profunda. Predomina a cor vermelho cereja intensa com uma evolução granada.
Nariz
Entrada muito potente, complexa e com amplitude aromática. Predominam os aromas a frutos pretos muito maduros (amoras, ameixas pretas) acompanhados por matizes lácticos sobre um fundo balsâmico. A sua permanência em barrica confere notas especiadas (cedro, pimenta preta) sobre lembranças tostadas (torrefactos) e sensações doces (chocolate).
Boca
Entrada super potente, mas ao mesmo tempo sutil e elegante. Tem taninos suaves, saborosos, muito doces com uma sensação tátil muito longa que continua a lembrar frutas muito maduras, quase cristalizadas, acompanhadas por notas tostadas subtis. Final bem longo. Mantém a lembrança de frutas pretas maduras e os aromas tostados da barrica.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C.
Combinação
Ideal com qualquer tipo de carne vermelha grelhada; alguns peixes saborosos ou gordos, como atum ou bacalhau; queijos de cura média (emmental e gruyère) e sobremesas com chocolate preto.

Vinha e preparação

Nome
Finca Fuentellamas.
Descrição
Vinhas quase centenárias situadas a uma altitude aproximada de 800 metros acima do nível do mar.
Clima
Continental. 2019 pode ser um ano complicado para a vinha, porque choveu cerca de 50% menos do que o normal. O outono começou com temperaturas médias e pouca água, o que foi o começo de um inverno bem rigoroso. A primavera continuou com a tendência de pouca chuva e temperaturas bem variadas. O verão foi bem intenso, com várias ondas de calor e tempestades, que ajudaram a vinha a continuar o seu ciclo. No mês de setembro, a amplitude térmica foi muito acentuada, com a presença de tempestades nas semanas que antecederam a vindima, o que favoreceu de forma notável a maturação da uva, apresentando uma saúde perfeita, o que, no final, proporcionou vinhos com boa estrutura e magnífica densidade de cor.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
Este vinho é elaborado a partir de uma técnica de vinificação integral. Graças a ela, os bagos fazem as fermentações alcoólica e malolática em barricas novas de carvalho francês de 400 litros.
Envelhecimento
Estágio de 18 meses em barricas novas de carvalho francês de 225 litros.

Avaliação dos especialistas

James Suckling:

A very dark, profound nose, full of tar, blackberries, blueberries, dried meat, vanilla, cocoa powder and cedary wood. Depth is the word. Also modern and restrainedly opulent, with lots of healthy concentration here, laden with extremely tight yet polished tannins. Powerful, yet dusty and integrated. The amount of tannin and the texture are truly impressively. Drink from 2025.

Decanter:

An accomplished, spicy, oaky red with cedar and juicy black and red berry notes, high acidity and well-integrated oak. It has great mocha persistence and typicity. It has exceptional ageing potential.