Descrição

Quod Superius é um tinto feito com Bobal, Cabernet franc, Merlot e Syrah, escolhidas de vinhas de baixa produção. Cada variedade é vinificada separadamente e, após o estágio, são escolhidas as melhores barricas de cada uma delas para elaborar um coupage que amadurece em barricas novas de 300 litros.

Com um aroma potente e elegante, em que se destacam as notas de fruta vermelha madura sobre um fundo torrado muito bem integrado, é ideal para acompanhar carnes de bovino de longa cura e também chocolate

Detalhes do produto

Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
13.5% vol.
Variedade
Bobal, Cabernet franc, Merlot, Syrah
Origem
Utiel - Requena

Prova

Vista
De densidade alta e cor vermelha intensa.
Nariz
Aroma potente e elegante, apresenta uma grande diversidade de matizes com um fundo de frutos vermelhos maduros sobre uma madeira muito bem integrada que confere complexidade e distinção ao vinho.
Boca
Tinto majestoso, aveludado e sedoso, que desliza com densidade, com taninos maduros e bem integrados com o carvalho. Final muito longo e harmonioso.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C.
Consumo
Pode apresentar sedimentos, já que é engarrafado com o mínimo de filtragem possível para que se possa apreciar ao máximo toda a sua qualidade.
Combinação
Carnes de bovino de longa cura. Ousa experimentar com chocolate de alta pureza de cacau.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas próprias com uma densidade de plantação de 4.000 videiras de baixo rendimento por hectare.
Solo
Calcário-argiloso.
Clima
Clima continental com influência mediterrânica.
Colheita
A uva é colhida em caixas especiais de 15 quilos. A vindima é feita só de manhã para manter a uva fresca até chegar à adega. Quando chega lá, as caixas cheias são colocadas numa câmara frigorífica, mantendo a uva a -10 °C.
Vinificação
Seleciona-se caixa por caixa e procede-se ao desengace e encoado em barricas de carvalho americano novo com capacidade para 400 litros, onde previamente se eliminou um fundo da própria barrica. Introduz-se uma placa de inox refrigerada em cada barrica para poder macerar a frio a 8 °C durante 4 dias. Diariamente, afunda-se o chapéu, barrica a barrica, manualmente e, uma vez iniciada a fermentação, fecha-se a água refrigerada para que a própria barrica possa atingir, durante a fermentação, uma temperatura máxima de 26 °C. Quinze dias depois, descuba-se sobre a prensa pneumática para realizar uma ligeira prensagem.
Envelhecimento
A produção das diferentes variedades de uva é feita separadamente e depois de um mínimo de 20 meses em barricas de carvalho americano de 400 litros e barricas de 300 litros de carvalho francês de grão fino. Depois de 20 meses, todas as barricas são provadas e as melhores de cada variedade são selecionadas para fazer um 'coupage' que volta para barricas novas de 300 litros de carvalho francês, onde fica por mais 10 meses no mínimo.
Engarrafamento
Com o mínimo de filtração possível.