Descrição

Selecionaram as melhores quintas de Cabernet sauvignon e Syrah de Raimat para fazer este tinto que, como curiosidade, faz a fermentação maloláctica em parte em barricas e em parte em inox. O resultado é um vinho elegante, com grande potencial aromático, onde se destacam os toques de frutas do bosque. Tinto com muito corpo e taninos aveludados. Homenagem ao moinho de vento que há mais de um século funcionava na propriedade que é o seu berço

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
14.5% vol.
Variedade
Cabernet sauvignon, Syrah
Origem
Costers del Segre
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor cereja intensa com bordas violáceas e alta densidade.
Nariz
Destaca-se pela sua intensidade, com aromas primários predominantes, como frutos silvestres e fruta fresca, que se misturam com notas balsâmicas e de cacau, realçadas por um toque de madeira bem integrado.
Boca
Elegante, envolvente, com muito corpo e taninos aveludados que lhe conferem uma boa estrutura e um final longo. No paladar, aparecem frutos pretos e um toque especiado bem integrado aos aromas que lhe confere a seleção de barricas.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 16 e 18 °C.
Combinação
É perfeito com carnes vermelhas com molho de chocolate ou frutos pretos; guisados de caça e queijos curados; assim como sobremesas de mousse de chocolate e frutos vermelhos; bolos com frutos secos e compotas, mas sem cacau puro, porque o tanino ficaria muito forte.

Vinha e preparação

Descrição
Selecionamos as melhores vinhas de Cabernet e Syrah de viticultura sustentável que a Raimat tem. Mantemos uma cobertura vegetal e usamos técnicas de irrigação deficiente controlada (RDI), aplicando stress hídrico em certas fases do ciclo vegetativo da videira para favorecer a concentração de cor, aromas e sabores. Não se utilizam inseticidas. Controlo da traça da uva através de técnicas de confusão sexual. Baixa pressão de míldio e controlo do oídio principalmente com enxofre. Não se aplicam antibotriticos.
Solo
Pouco profundo (cerca de 40-90 centímetros), de textura grossa e composição franco-argilosa.
Clima
Embora a constante em Raimat seja a consistência nas condições climáticas, 2020 foi um ano atípico. Depois de superar as adversidades do início da primavera, com chuvas intensas, o tempo ficou muito favorável, com temperaturas amenas e ausência de chuvas, permitindo a vindima em ótimas condições tanto das variedades precoces como das tardias. «Estamos perante uma colheita de grande qualidade; os aromas e a frescura das uvas brancas são magníficos», dizem na adega.
Vinificação
A pré-maceração foi feita a frio para realçar os aromas frutados e conseguir uma estrutura e cor melhores. A fermentação de cada variedade foi feita separadamente, em depósitos de inox junto com as peles durante 10 dias a uma temperatura controlada entre 25-28 °C. Durante esse tempo, foram feitas remontagens com frequência e intensidade diferentes, dependendo do momento da fermentação, para poder extrair as melhores qualidades da uva. Depois da fermentação, os vinhos ficaram em contacto com as cascas para conseguir uma maior extração de aroma, cor e estrutura. Terminada a maceração pós-fermentativa, foram prensados. Uma parte deles fez a fermentação maloláctica em barricas e outra parte em depósito de inox, para obter diferentes frações. Terminada a fermentação maloláctica, foi feita a 'coupage' final, levando o vinho resultante para barricas de carvalho francês para o seu envelhecimento.
Envelhecimento
Estágio em barricas de carvalho francês com capacidade para 500 litros e em foudres de carvalho francês com capacidade para 4.000 litros durante cerca de 20-22 meses para o Cabernet Sauvignon e 16-18 meses para o Syrah

Avaliação dos especialistas

James Suckling:

Earthy aromas of dark currants, cassis and a touch of bell peppers, with a pronounced dark berry character. The palate shows wet earth and juicy fruit flavors with firm tannins, leading to a mouth-coating finish. Made from organically grown grapes. Vegan. Drink now. (Jacobo Garcia-Andrade Llamas)