Descrição

Guidalberto é considerado por muitos como o prelúdio do famoso Sassicaia. É elaborado desde a vindima de 2000 a partir de vinhas mais jovens e segue fielmente o seu estilo. A Cabernet sauvignon e a Merlot dão vida a um tinto intenso, refinado e muito elegante.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
14.0% vol.
Variedade
Cabernet sauvignon, Merlot
Outros formatos disponíveis:
Origem
Toscana IGT

Prova

Nariz
Predominam os aromas frescos de ameixas e cerejas, dando lugar a ligeiras notas terrosas.
Boca
Equilibrado e saboroso. De corpo médio, com taninos finos e uma textura agradável.
Temperatura de servir
É recomendado servi-lo a 16 ºC.
Consumo
Até cerca de 2026, se for mantido em boas condições.
Combinação
Ideal para acompanhar carnes grelhadas, guisados tradicionais e pratos de pasta consistentes.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas situadas a uma altitude entre 100 e 300 metros acima do nível do mar, orientadas para sul e sudoeste. A densidade de plantação é de 6.250 videiras por hectare.
Solo
Apresentam uma composição variada com uma forte presença de calcário, pedras e rochedos.
Clima
Temperado com influência marítima. Ano mais quente do que o habitual.
Colheita
As uvas foram vindimadas à mão com um rigoroso processo de seleção. Começou com a Merlot no final de Agosto e continuou a partir de 6 de Setembro com a Cabernet sauvignon, terminando no final do mesmo mês.
Vinificação
Na adega, as uvas passam por uma mesa de seleção onde são submetidas a um processo rigoroso. Após uma suave prensagem e desengace, inicia-se a fermentação alcoólica em cubas de aço inoxidável a uma temperatura entre 27 e 29 °C, sem adição de leveduras externas. A maceração subsequente durou entre 12 e 14 dias para a Merlot e entre 13 e 16 dias para a Cabernet sauvignon, com remontagens frequentes. A conversão maloláctica começa no final de Outubro e termina em meados de Novembro, quando as temperaturas descem (de uma forma totalmente natural). No início de Dezembro, os vinhos são transferidos para barricas.
Envelhecimento
Estágio de 15 meses em barricas de 225 litros de carvalho francês e 20% de carvalho americano. Estas barricas são 45% novas, 30% de segunda utilização e 25% de terceira e quarta utilização.
Engarrafamento
Antes de ser colocado no mercado, o vinho permanece em garrafa durante 3 meses onde continua o seu processo de evolução.

Avaliação dos peritos

Falstaff:

Bright, intense ruby colour with a slight violet hue. Opens with notes of spicy cedar wood, some cinnamon, then lots of blackberry and blueberry. Full-bodied and with good density on the palate, but also shows good drinking flow, lots of fine-meshed tannins, firm pressure on the finish.

The Wine Advocate:

The 2020 Guidalberto is taut and tight with plenty of tart cherry and wild berry. The wine offers great freshness and tension with bay leaf, spice, wild cherry and pressed lavender buds. There is a hint of black olive too. The blend is equal parts Cabernet Sauvignon and Merlot.

James Suckling:

Nice freshness on the palate with plums and berries and citrusy acidity. It’s medium-bodied with fine tannins and a powdery texture. Hints of mushrooms. You can enjoy this young, but it will age nicely, too. Drink or hold.