Descrição

Guidalberto é considerado por muitos como o prelúdio do famoso Sassicaia. É elaborado desde a vindima de 2000 a partir de vinhas mais jovens e segue fielmente o seu estilo. A Cabernet sauvignon e a Merlot dão vida a um tinto intenso, refinado e muito elegante.

Detalhes do produto

Tipo
Tinto
Colheita
2021
Álcool
13.5% vol.
Variedade
Cabernet sauvignon, Merlot
Outros formatos disponíveis:
Origem
Toscana IGT

Prova

Vista
Vermelho rubi.
Nariz
Predominam os aromas frescos de ameixas e cerejas, dando lugar a ligeiras notas terrosas.
Boca
Equilibrado e saboroso. De corpo médio, com taninos finos e uma textura agradável.
Temperatura de servir
É recomendado servir a 16 ºC.
Combinação
Ideal para acompanhar carnes grelhadas, guisados tradicionais e pratos de pasta consistentes.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas situadas a uma altitude entre 100 e 300 metros acima do nível do mar, orientadas para sul e sudoeste. A densidade de plantação é de 6.250 videiras por hectare.
Solo
Apresentam uma composição variada com uma forte presença de calcário, pedras e rochedos.
Clima
Temperado com influência marítima. Ano mais quente do que o habitual.
Colheita
A vindima, realizada manualmente, começou com a Merlot no final de agosto e prosseguiu a partir de 22 de setembro com a Cabernet sauvignon, concluída no início de outubro. As uvas foram colhidas com calma, dadas as condições climatéricas óptimas e o estado vegetativo correto das plantas.
Vinificação
Seleção das uvas no campo durante a vindima manual e posterior seleção à chegada à adega através de uma mesa de classificação. Prensagem e desengace suave dos cachos para evitar a pressão sobre as uvas e a libertação excessiva de taninos. A fermentação alcoólica é efectuada em cubas de inox com temperatura controlada e mantida a cerca de 27-28ºC, sem recurso à seleção de leveduras externas. A maceração nesta colheita foi feita durante 14-16 dias para as uvas de Merlot e 16-18 dias para as de Cabernet sauvignon, com remontagens e délestage frequentes. As fermentações malolácticas decorreram calmamente, começando no início de novembro e terminando no final do mesmo mês, e foram também efectuadas gradual e lentamente em aço, conferindo aos mostos uma grande finesse e equilíbrio.
Envelhecimento
A partir da segunda década de dezembro, os mostos foram colocados em barricas de 225 litros, parte em carvalho francês e parte (15%) em carvalho americano, por um período de 15 meses. Foram utilizadas 40% de madeira nova, 40% de madeira de segundo estágio e 20% em proporções iguais de madeira de terceiro e quarto estágio.
Engarrafamento
Antes de ser colocado no mercado, o vinho permanece em garrafa durante 3 meses onde continua o seu processo de evolução.

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

A classic blend of Cabernet Sauvignon and Merlot, the Tenuta San Guido 2021 Guidalberto shows tart cherry fruit with darker tones of blackberry and plum. This vintage delivers especially chiseled and focused fruit characteristics that are elegantly framed by light spice, cola and earth. This vintage shows a heightened sense of intensity and territorial identity that is the hallmark of this storied estate.

Falstaff:

Clear, intense ruby-purple. Opens with appealing notes of mint, plus blackberry and mulberry, spicy cedar in the background. Finely meshed, polished tannin characterises the palate, vivid, clear fruit, nice flow.

James Suckling:

Aromas of blackcurrants, dark cherries, chocolate, ground spices and crushed rocks. Medium- to full-bodied with compact but supple and polished tannins. Shows savory notes with hints of dried mushrooms and chocolate. Attractive with a lingering finish. Drink or hold.