Descrição

Requintado e original espumante blanc de negre. Isto significa que, apesar do seu aspeto de cor amarela-esverdeada, é elaborado inteiramente a partir de uvas tintas. Neste caso, com Garnacha, que nesta colheita substitui a Bobal, a rainha de Utiel-Requena. Um must para os amantes de espumantes diferentes.

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Espumante
Colheita
2019
Álcool
12.0% vol.
Produção
2.480 garrafas
Variedade
100% Garnacha
Origem
Cava

Prova

Vista
De cor amarelo palha pálido com um bordo brilhante. As suas bolhas são finas, enérgicas e persistentes.
Nariz
Aromas intensos de frutos de caroço, como nêspera e alperce. Notas ligeiras de figos frescos e lavanda, bem como notas lácteas, levedura fresca, amêndoas torradas e raiz de alcaçuz.
Boca
Entrada fresca e limpa. Apresenta estrutura e volume. Dá uma agradável sensação de untuosidade. Final de boca persistente e longo.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 ºC.
Combinação
Ideal para a cozinha japonesa, guisados de carne branca e guisados de peixe azul.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas situadas a mais de 700 metros de altitude.
Tamanho
12 hectares.
Idade
Mais de 20 anos.
Solo
Argilo-calcário com maior percentagem de argila do que de calcário. Nas camadas mais superficiais encontram-se cascalhos de tamanho médio. Este tipo de solo retém a humidade e mantém-se fresco em profundidade.
Clima
O ano de 2019 começou com boas reservas de água, graças às chuvas abundantes do inverno. O abrolhamento das videiras foi mais tardio do que o habitual até ao final de maio, devido às temperaturas invulgarmente baixas da primavera. Seguiu-se um verão muito quente, com algumas tempestades fortes com granizo no início do verão, o que reduziu em 10% as uvas que atingiriam o pleno termo. A vindima foi muito húmida, com uma semana de chuva intensa. Muitas dificuldades foram ultrapassadas graças ao bom trabalho efectuado na vinha ao longo do ano, o que nos permitiu colher uvas bonitas e saudáveis, apesar de escassas.
Colheita
É realizada manualmente em caixas de 10 quilogramas.
Vinificação
O processo de vinificação é feito segundo o método tradicional. As uvas passam por uma mesa de seleção manual antes de serem suavemente prensadas. As uvas são prensadas e as películas não ficam em contacto com o mosto para não transferir a cor.
Envelhecimento
Uma vez realizado o 'cava', este repousa na bicentenária cave subterrânea da adega durante, pelo menos, 36 meses em posição horizontal e, um mês antes do seu 'dégorgement', é transferido para as mesas onde é virado manualmente. Esta 'cuvée' tem uma dosagem de 6 gramas por litro e o licor de expedição provém da solera familiar que contém vinhos velhos com mais de 26 anos.