Descrição

Torresilo mostra bem o caráter dos melhores vinhedos de Cillar de Silos. Um vinho 'terroir' onde a qualidade vem da mistura das uvas Tempranillo de mais de uma dúzia de pequenas parcelas com baixíssimos rendimentos e do saber fazer da adega ribeirinha. Tudo para dar um tinto profundo, sedoso, longo e com boa capacidade de guarda

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2021
Álcool
14.5% vol.
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Cor cereja picota muito intensa, limpa e brilhante.
Nariz
Aromas intensos e complexos. É preciso esperar que o vinho se abra e oxigene para dar o seu melhor; a elegância é a sua principal característica, com aromas minerais; frutos pretos maduros (ameixas); especiarias (noz-moscada); alcaçuz; notas balsâmicas e suaves notas torradas.
Boca
Profundo, equilibrado, sedoso, encorpado, fruta madura e mineralidade. Com taninos aveludados, a sua excelente acidez torna-o muito longo e a sua persistência convida a continuar a beber.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Combinação
Recomendado com pratos de caça de caça de pelo e penas, aves, cordeiro e leitão castelhano, bem como pratos de cozinha de fusão com sabores pronunciados e até picantes.

Vinha e preparação

Tamanho
Vinhas situadas a 850 metros de altitude, pertencentes a mais de uma dúzia de pequenas parcelas com baixos rendimentos.
Idade
Vinhas com idades entre 40 e 100 anos.
Solo
Predominantemente arenoso com argila e limo.
Clima
Continental extremo, com invernos rigorosos e verões quentes, com precipitação moderada a baixa (entre 400 e 600 mm por ano). Grande diferença térmica entre a noite e o dia, que marca a boa acidez dos vinhos da adega e a sua elegante gama de aromas.
Rendimento
2.700 quilos por hectare.
Colheita
A vindima é manual, selecionando os cachos um a um.
Envelhecimento
Estágio de 15 a 18 meses em barricas de carvalho francês.