Descrição

Com o seu nome (vermell, vermelho em valenciano), este tinto faz referência aos frutos vermelhos que aparecem na sua palete aromática e à cor outonal das folhas das videiras de Garnacha tintorera, uma das castas que compõem o seu lote, juntamente com outras variedades locais como a Mandó e a Arcos. A sua elaboração é mais próxima da de um rosé do que de um tinto, com um envelhecimento em talhas que lhe confere elegância sem diminuir a sua vivacidade. Como assinala a Celler del Roure, é um vinho que nos aproxima da paisagem pura, simples e sincera do seu terroir de origem. Acessível e fácil de beber, mas com um carácter marcado. 

Detalhes do produto

Tipo
Tinto
Colheita
2022
Álcool
13.5% vol.
Produção
60.000 garrafas
Variedade
50% Mandó, Arcos, 50% Otras variedades locales
Outros formatos disponíveis:
Origem
Valencia
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Temperatura de servir
É recomendado servir a 16 ºC.
Combinação
Ideal para acompanhar o tártaro de atum-rabilho.

Vinha e preparação

Nome
Finca Les Alcusses.
Descrição
Vinhas biológicas plantadas a uma altitude de cerca de 600 metros acima do nível do mar. Das castas autóctones utilizadas para a elaboração deste vinho, a Garnacha tintorera provém da parte mais baixa, situada à entrada da propriedade, em Les Alcusses, enquanto as outras castas são cultivadas em parcelas de maior altitude.
Tamanho
40 hectares.
Idade
Vinhas plantadas em 1996.
Solo
Arenoso.
Clima
Mediterrânico.
Rendimento
25 hectolitros por hectare.
Colheita
A vindima é feita manualmente, em caixas de 15 quilogramas, de forma a evitar a desidratação súbita que esta casta sofre frequentemente e a realçar os frutos vermelhos frescos.
Vinificação
Maceração tradicional curta e suave a baixa temperatura em tanques de aço inoxidável durante aproximadamente 10 dias. Fermentação maloláctica também em depósito.
Envelhecimento
Envelhecido em talhas de barro de 2.800 litros.
Engarrafamento
Em abril de 2023.

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

The 2022 Vermell was produced with 50% Mandó, 30% Arcos and 20% Garnacha Tintorera, a very different blend from the 2020 I had tasted last time, with a lot less Garnacha Tintorera, turning more into a small brother of the Safrà and Parotet. It's a light red with 13.5% alcohol, a medium body and good freshness with brightness and pretty notes, perfumed and fresh. It's elegant, with finesse, and has much more elegant tannins. It's more serious, less rustic. 75,000 bottles produced. It was bottled in April 2023.