Descrição

Marcos Eguren classifica este monovarietal como um vinho com «carácter, identidade, expressão da Tinta de Toro com elegância, frescura e complexidade». Um tinto com 20 meses de permanência em barricas novas de carvalho francês. Em 2008 foi considerado o Melhor tinto do norte de Espanha

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2021
Álcool
14.5% vol.
Variedade
100% Tinta de Toro
Outros formatos disponíveis:
Origem
Toro

Prova

Temperatura de servir
16 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas próprias em La Jara e El Palo (Toro), El Rosal e El Risco em Villabuena del Puente e em Valdefinjas.
Tamanho
35 hectares.
Idade
Vinhas com 45 a 100 anos.
Solo
Textura arenosa com subsolo argiloso, onde abundam pedras roladas.
Clima
A colheita de 2021 teve um outono chuvoso com temperaturas amenas dentro da média dos últimos 10 anos. O início de janeiro teve uma frente fria e muita neve (Filomena), seguida de temperaturas que chegaram a -12ºC. O frio prolongou-se até à terceira semana. A neve, juntamente com o degelo lento e gradual, provocou uma desinfecção muito boa do solo, aumentando a nitrificação e um bom aumento das reservas hídricas. O final do inverno trouxe temperaturas amenas que deram lugar à brotação durante a segunda semana de abril.
Ocorrem geadas de diversa intensidade nos dias 17 e 18, causando danos em várias zonas, chegando a atingir 12-15% nas vinhas mais antigas. Observa-se uma descida das temperaturas no final de abril e meados de maio, que provocam um desenvolvimento lento da vegetação. As temperaturas sobem a partir de meados de maio, com o início da floração nos primeiros dias de junho, prolongando-se até meados do mês. Durante a floração, há tempestades e temperaturas instáveis que provocam uma fertilização irregular em alguns vinhedos, mas não ocorrem ataques de míldio ou outras doenças. A partir de 16 de junho, há um aumento das temperaturas que acelera o ciclo vegetativo e provoca uma boa multiplicação celular. Tempestades isoladas. As temperaturas durante a primeira semana de junho são iguais ou inferiores à média, não ultrapassando os 28 graus de máxima. A partir de meados de julho, o ciclo da vinha reativa-se. O pintor começa na última semana. Em meados de setembro, a chuva obrigou a interromper a vindima.
Rendimento
19 hectolitros por hectare.
Colheita
Cultivo da vinha respeitoso com o meio ambiente, com intervenção mínima, uma adaptação perfeita ao terroir e sem o uso de herbicidas ou produtos sistémicos, em sintonia com os biorritmos da natureza. Vindima exclusivamente manual com seleção rigorosa dos frutos que estão em ótimas condições sanitárias e de maturação na vinha e na adega, através de uma mesa de seleção. Realizada entre 12 e 19 de setembro de 2021.
Vinificação
Tradicional com 100% de desengace e esmagamento muito suave. Pisagem durante a fermentação e remontagens leves. Maceração e fermentação com cascas durante 19 dias a uma temperatura controlada entre 24 e 26 ºC. Maloláctica em barricas de carvalho francês.
Envelhecimento
Estágio de 20 meses em barricas novas de carvalho francês.