Descrição

Alabaster é a cara da identidade do 'terroir' de Toro. Nas primeiras provas, chama a atenção pela elegância poderosa e equilíbrio incrível, com um final longo e sedoso. Para o seu criador, Marcos Eguren, este tinto é «a identidade do terroir de Toro. Elegante, com um equilíbrio incrível e um final longo e sedoso»

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2022
Álcool
14.5% vol.
Variedade
100% Tinta de Toro
Origem
Toro

Prova

Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.

Vinha e preparação

Nome
Valmediano, La Jara, Marinacea
Descrição
Vinhas próprias em Toro, plantadas em pé direto e cultivadas sem herbicidas nem produtos sistémicos, de acordo com os biorritmos da natureza.
Tamanho
11,5 hectares.
Idade
Vinhas pré-filoxéricas com mais de 100 anos.
Solo
Textura arenosa com subsolo argiloso, onde abundam pedras roladas.
Clima
Continental. O ano climático começa com pequenas chuvas depois da vindima. Dezembro, janeiro e fevereiro são meses secos, com temperaturas baixas e gelo que secam o solo. Em março e abril, tem umas chuvas. A brotação foi em abril. As altas temperaturas da primeira semana de maio aceleram o desenvolvimento vegetativo. Na segunda semana, as temperaturas chegam a 38 ºC, o que provoca um crescimento vegetativo muito forte, tornando necessária a poda em verde. As chuvas acumuladas em Toro até a floração são as menores registradas em anos. No final do mês, começa a floração. Flor completamente fecundada por volta de 10 de junho. Após a floração, começa um período de altas temperaturas com máximas de 36 ºC, que, juntamente com outra onda de calor que ocorre por volta de 20 de junho, provocam um abrandamento no desenvolvimento vegetativo. Os primeiros grãos pintores aparecem por volta de 12 de julho, generalizando-se na semana de 17. De 11 a 24 de julho, as temperaturas máximas ultrapassam os 40 ºC e as mínimas ultrapassam os 22 ºC. A última semana de julho passa com temperaturas normais, mas a ausência de chuvas e a seca afetam o pintor. Na primeira semana de agosto, ocorre outra onda de calor, com sintomas de seca visíveis na vinha. A partir da primeira semana de agosto, as temperaturas baixam, sendo muito favoráveis para o desenvolvimento ideal do pintor. Na última semana de agosto, registam-se chuvas que retardam a maturação fisiológica e melhoram a fenólica.
Rendimento
8,5 hectolitros por hectare.
Colheita
Exclusivamente manual, com uma seleção rigorosa dos frutos que estão em ótimas condições sanitárias e de maturação na vinha e na adega, através de uma mesa de seleção. A colheita aconteceu nos dias 9 e 10 de setembro de 2022.
Vinificação
Desengace manual, seleção grão a grão. Fermentação em depósitos abertos. Pisagem tradicional e remontagens muito suaves. Maceração e fermentação alcoólica com cascas durante 16 dias a uma temperatura de 25 ºC. Fermentação maloláctica em barricas de carvalho francês.
Envelhecimento
Estágio de 18 meses em barricas novas de carvalho francês.

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

The 2022 Alabaster, produced with Tinta de Toro grapes from 11.5 hectares of ancient ungrafted vines, is the most elegant and complete of the 2022s, with great balance and tasty, silky and long finish. It's hard to believe the wine spent 18 months in new French oak barrels, as the oak is completely integrated and doesn't interfere in the aromatics at all. There are many overripe wines in the region, but this has controlled ripeness, with volume and very elegant and round tannins. This is a step up in elegance and subtleness from the Victorino. 7,000 bottles produced. It was bottled in June 2024. (Luis Gutiérrez)