Descrição

Um branco único que traz de volta um estilo de vinho que desapareceu no final do século XIX: o conhecido como vinho da montanha, um Pedro Ximénez seco e tranquilo com baixo teor alcoólico. Para isso, usa-se a fruta de vinhas cultivadas a mais de mil metros de altitude no Parque Natural dos Montes de Málaga, junto aos vestígios de um antigo povoado moçárabe

Detalhes do produto

Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2023
Álcool
13.0% vol.
Produção
5.467 garrafas
Variedade
100% Pedro Ximénez
Origem
Sierras de Málaga

Prova

Vista
Cor amarelo palha brilhante.
Nariz
Delicado e elegante. Surpreende pelos seus aromas a flores, citrinos, fruta fresca, casca de limão, flor de limoeiro, ervas aromáticas e um leve fundo especiado muito elegante.
Boca
Tem uma entrada muito fresca, mineral, ligeiramente salina com uma acidez cítrica muito equilibrada. É um branco frutado, carnudo, amplo na boca e com um final longo e persistente.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 °C.

Vinha e preparação

Descrição
Sete pequenas parcelas de vinhedo de sequeiro em vaso, localizadas na face norte do cerro de Santo Pitar, a uma altitude de 1.019 metros acima do nível do mar. O terreno é bem íngreme, com declives entre 46 e 76%, o que obriga que o trabalho seja feito só à mão, com técnicas de viticultura heroica.
Tamanho
Cada parcela tem uma extensão entre 0,3 e 2 hectares.
Idade
Castas plantadas entre 1850, antes da filoxera, e 1940.
Solo
Extremamente complexo e antigo, com predominância de filitos (ardósia de origem argilosa) que datam de 600 a 500 milhões de anos e vêm de fundos marinhos muito profundos e grauvaca (rochas de arenito de 400 a 350 milhões de anos). Também se encontram xistos, intrusões magmáticas, quartzo, calcário, argila e arenito. Devido à sua heterogeneidade, os solos dos Montes de Málaga são inclassificáveis. São solos de tipo metamórfico muito erodíveis e muito pobres, com apenas 0,73% de matéria orgânica. As culturas desenvolvem-se diretamente sobre a rocha-mãe.
Clima
Clima mediterrânico temperado sub-húmido. Temperatura média de 13 ºC. Precipitação anual de 585 mm, com chuvas torrenciais.
Colheita
Vindima manual em caixas de 9 kg, só com a ajuda de mulas. As uvas são recolhidas em transporte refrigerado à saída da vinha.
Vinificação
Elaboração exclusiva a partir do mosto flor, obtido após uma maceração pelicular das uvas na prensa. Fermentação a temperatura controlada em barrica de carvalho francês.
Envelhecimento
10 meses de estágio sobre borras na mesma barrica com bâtonnage. Estabilização posterior antes do engarrafamento.