Imagens da Ca' di Mat
Localização e outros dados de interesse
Ano de fundação
2011
Produção Total
20.000 garrafas
Área total de vinha
20 ha.
Devido ao elevado volume de pedidos, as datas de entrega podem sofrer alguns atrasos temporários. Pedimos desculpas pelo inconveniente.
Devido ao elevado volume de pedidos, as datas de entrega podem sofrer alguns atrasos temporários. Pedimos desculpas pelo inconveniente.
Ca' di Mat (“casa dos loucos” em piemontês) é o projeto do casal Paolo Armando e Victoria Serrano, juntamente com os seus sócios Curro Bareño e Jesús Olivares, no sopé da Serra de Gredos.
A adega, situada entre Pelayos de la Presa e San Martín de Valdeiglesias, no oeste da Comunidade de Madrid, tem a sua origem numa propriedade agrícola da família de Victoria, que possui não só vinhas, mas também amendoeiras e uma horta.
Trata-se de uma zona situada no sopé da Serra de Gredos, numa formação montanhosa maioritariamente granítica e a uma altitude entre 700 e 850 metros acima do nível do mar, com uma temperatura média anual de 13,7 graus e uma precipitação de 600 mm. O ambiente é muito rico, com azinheiras, carvalhos, zimbros, freixos, medronheiros, estevas, cornicabros, giestas e abrunheiros.
Tanto Paolo como Victoria cultivam 45 pequenas parcelas biológicas certificadas, num total de 20 hectares, algumas pertencentes à família e outras arrendadas. As vinhas têm entre 30 e 80 anos e estão plantadas com as castas Garnacha, Albillo real e Moscatel, com algumas vinhas ainda em fase de recuperação.
A filosofia de Ca' di Mat é a procura da delicadeza, elegância e complexidade da Garnacha através dos solos graníticos de Gredos. Esta filosofia baseia-se num processo de vinificação não intervencionista, utilizando leveduras e bactérias indígenas e maceração suave a frio com cachos inteiros de uvas. Para o estágio dos seus vinhos, utilizam também cubas de carvalho velho e de cimento, de modo a dar o máximo destaque à fruta.
Ca' di Mat começou a lançar os seus vinhos no mercado com a colheita de 2017 e, pouco a pouco, está a ganhar mais experiência para se tornar um dos projectos mais notáveis da região. Os seus vinhos, nas palavras do crítico de vinhos Luis Gutiérrez, reflectem a delicadeza e o carácter perseguidos pelos seus autores, e a sua produção anual, que ronda atualmente as 20.000 garrafas, fazem dela uma pequena joia por descobrir para a maioria dos amantes do vinho. Atualmente todos os seus vinhos têm o certificado vegan V-Label.
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados