Imagens da Can Xanet
Localização e outras informações de interesse
Can Xanet
07003
España
Ano de fundação
2008
Área total de vinha
2 ha.
José Antonio González, natural de Soria, hoteleiro de profissão e grande apreciador de vinhos, realiza em 2008 com a Can Xanet um sonho pessoal: ter a sua própria vinha e elaborar os seus vinhos.
Tudo começou com a compra de um terreno, no sopé da Serra de Tramontana. Uma propriedade onde ele sentiu um passado vinícola quando encontrou troncos de videiras num rego.
Lá, o José Antonio plantou uma pequena vinha de 2 hectares, para a qual escolheu as variedades que mais gostava. A mediterrânica Syrah, a Merlot como sua segunda uva favorita e duas uvas autóctones, que decidiu incorporar após uma pesquisa prévia com os viticultores da zona: a Mantonegro e a minoritária e rara Gorgollassa.
Jose Antonio foi inicialmente aconselhado pelo prolífico e prestigiado enólogo Raú Pérez, que, ao saber que uma das variedades plantadas era a desconhecida Gorgollossa, praticamente se lançou de cabeça no projeto. Na verdade, com essa variedade, que não estava autorizada na denominação Vinos de la Tierra de Mallorca, eles fizeram uma primeira colheita experimental (a de 2011), que saiu como vinho de mesa. Em 2012, foi autorizada. O projeto que Raúl Pérez definiu em termos enológicos tinha um grande e estimulante desafio: elaborar quatro vinhos em apenas dois hectares de vinha.
Quanto à propriedade, ela tem várias singularidades. A sua localização é interessante, pois possui um microclima muito propício para o cultivo da videira. Fica no sopé da Serra de Tramontana, mas ao mesmo tempo muito perto do mar. No inverno, recebe muita água da montanha e, no verão, é sempre refrescada por uma brisa térmica da Baía de Palma, conhecida na região como"el Embat". O solo calcário da propriedade fixa muito bem as monovarietais e extrai bem as características das variedades.
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados