Descrição

Este é um monovarietal único, elaborado a partir de Petit verdot, a mais distinta das variedades de Bordéus. Esta casta é utilizada em pequenas proporções para dar nervo a diferentes coupages, mas Abadía Retuerta aproveitou a sua excelente adaptação ao seu terroir para criar esta joia líquida. De acordo com a adega, trata-se de “um vinho de raça pura que irá revelar o seu potencial ao longo do tempo”.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
14.0% vol.
Variedade
100% Petit verdot
Outros formatos disponíveis:
Origem
Abadía Retuerta

Prova

Temperatura de servir
É recomendado servir a 16 ºC.
Combinação
Arroz com carne, enchidos e carnes brancas.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas situadas a uma altitude de 840 metros acima do nível do mar.
Idade
Vinhas plantadas em 1991.
Solo
Subsolo arenoso, silto-argiloso, com lençol freático relativamente elevado. Solo quente com bom abastecimento de água.
Clima
Continental. As chuvas de inverno garantiram um bom início de ciclo. Depois de uma primavera cálida, o abrolhamento começou em meados de abril, dando lugar a um mês de maio com temperaturas elevadas e chuva, o que fez com que as videiras crescessem muito rapidamente. O verão foi muito quente, mas o mês de setembro não foi excessivamente quente e foi marcado pela chuva, o que condicionou as caraterísticas da vindima, que foi mais suave e fresca do que a anterior.
Colheita
Vindima manual em 6 de outubro de 2020.
Vinificação
Maceração de 9 dias, apesar disso, é o mais poderoso de todos os petit verdot elaborados pela casa, mas com uma notável finesse de taninos. Fermentação maloláctica em barricas francesas e americanas novas e usadas.
Envelhecimento
Estagiou durante 16 meses em barricas de carvalho francês e americano.