Descrição

O mais antigo da casa não perde nem um pouco da sua vitalidade. Envelhece durante 18 meses em barricas de carvalho francês e americano, adotando as notas características das madeiras de ambas as origens. Um excelente representante dos vinhos finos da Rioja Alta, com uma marca de garantia para muitos apreciadores. Em formato de 1,5 litros

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto - Reserva
Colheita
2019
Álcool
14.0% vol.
Subzona
Alta Rioja
Variedade
85% Tempranillo, 15% Garnacha, Graciano, Mazuelo
Origem
Rioja

Prova

Vista
De cor granada com alguns tons de vermelho cereja.
Nariz
Dominam os aromas a frutos do bosque (amoras, cerejas, morangos) juntamente com notas de alcaçuz e especiarias (baunilha, anis) provenientes do seu estágio em barrica.
Boca
O seu paladar é suave devido a um tanino agradável que lhe confere equilíbrio e redondeza. A nota final de acidez proporciona um vinho longo e com um retrogosto frutado.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C.
Combinação
Perfeito com peixes, carnes, queijos, guisados e cozidos.

Vinha e preparação

Nome
Fincas Caballeros, Santo Tomás y Sarnamoros.
Descrição
Vinhas espalhadas pelas aldeias de Rodezno, Villalba e Haro, a uma altitude entre 500 e 600 metros.
Idade
Castas com uma idade média entre os 20 e os 25 anos.
Solo
Principalmente argiloso-calcário.
Clima
Predominantemente atlântico. O estado vegetativo da vinha no ciclo correspondente à colheita de 2019 foi muito bom em termos de saúde, tanto na Rioja Alta como na Rioja Alavesa. Devido às oscilações térmicas e às poucas chuvas durante os meses de maio e junho, a quantidade de uva diminuiu, obtendo-se cachos pequenos, soltos e menos compactos, mas de qualidade considerável. A evolução da uva ocorreu com atraso em relação ao ano anterior, mas as baixas produções provocaram uma maturação mais precoce, igualando as datas da vindima.
Colheita
Vindima manual de 12 de setembro a 15 de outubro. A colheita decorreu tranquilamente e de forma escalonada, permitindo uma boa seleção das uvas, tanto no campo como na adega.
Vinificação
A fermentação alcoólica rolou em temperatura controlada em depósitos de inox de 20.000 kg, onde alternaram diferentes tipos de remontagens (tradicional com bomba, delestage e pigeage). Depois da fermentação, rolou uma maceração a quente, com o tempo total de encoado de uns 18 dias. Depois, veio a fermentação maloláctica.
Envelhecimento
Estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês e americano.
Engarrafamento
Em março de 2022, depois de clarificação e filtragem. Já na garrafa, fica pelo menos 12 meses nos calados da adega, em condições ideais de temperatura e humidade

Avaliação dos especialistas

James Suckling:

Lovely finesse and balance to this red, with berries, light vanilla and dried flowers. Medium body, creamy tannins and a bright finish. Vegan. Drink now.

Tim Atkin:

Youthful it may be for a Reserva, but this is a very well balanced, forward expression of Tempranillo with 15% Garnacha, Mazuelo and Graciano. Aged in a 70/30 mix of American and French oak, it's bright and sweet, with chalky undertones and succulent raspberry and red cherry fruit. 2023-30. 

The Wine Advocate:

The 2019 Cune Reserva was produced with a blend of Tempranillo with 15% Garnacha, Graciano and Mazuelo from Haro. 2018 was a warm and healthy year that delivered a wine with 14% alcohol and good balance. It fermented in 20,000-liter stainless steel vats and matured in French and American oak barrels for 18 months. It's a classical warm year in the style of 2009, or 2015, already with some tertiary notes, hints of earth and leather, spicy and with abundant tannins that call for food. 600,000 bottles produced. It was bottled in March 2022. (Luis Gutiérrez)