Descrição

Forlong 80/20 é um vinho singular do início ao fim. Este branco natural (mais próximo de um vinho laranja do que de um branco comum) é elaborado com Palomino fino e fermentado como um tinto, com cascas, que como peculiaridade adicional são Pedro Ximénez. Ligeiramente turvo e alaranjado, tem um aroma subtil que o torna um vinho fresco e guloso ao mesmo tempo. Uma verdadeira raridade de Cádis para quem procura sensações diferentes, com a particularidade de ter sido vinificado em talha de barro

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2024
Álcool
12.0% vol.
Variedade
100% Palomino fino
Origem
Vino de España
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor âmbar alaranjada típica dos vinhos laranja. Apresenta uma ligeira turbidez. Ao agitar o copo, observa-se uma elevada densidade e uma lágrima que desce lentamente pelo copo.
Nariz
Expressivo e profundo, com um toque floral acompanhado por suaves matizes balsâmicos e melosos características, que o tornam fresco e guloso ao mesmo tempo. Ao agitar o copo, descobre-se uma grande paleta de aromas, os florais acentuam-se, percebendo-se rosas, gerânios, um fundo de maçã assada e uma massa folhada doce que persiste. Os aromas surgem e mudam à medida que o vinho passa mais tempo na taça.
Boca
Entrada agradável e aveludada até meio da boca, onde começa a marcar-se a salinidade e os taninos aparecem, expandem-se e provocam uma grande explosão. Estes taninos persistem até que a secura produzida pela mineralidade se faz sentir, provocando uma sensação alegre e viva que nos convida a continuar a beber.
Temperatura de servir
Entre 10 e 12 °C.
Combinação
Massa com molhos brancos cremosos ou arroz preto com choco.

Vinha e preparação

Nome
Pago de Balbaína Alta
Solo
Albariza.
Vinificação
O Palomino fino é fermentado em talhas de barro com as peles provenientes das cascas de Pedro Ximénez recuperadas após a prensagem do PX da casa. O processo de fermentação dura cerca de 25 dias e o vinho é removido uma vez por dia. Passado esse tempo, as cascas são removidas do vinho e este é transfegado para um depósito para passar pela malolática. Aí, repousa sobre borras para suavizar a tanicidade produzida na fermentação com peles, depois decanta naturalmente pelo frio e é engarrafado sem adição de sulfitos em nenhum momento.
Envelhecimento
O vinho repousa durante cerca de 3 meses sobre as borras finas para atenuar a tanicidade produzida na fermentação com as peles.
Engarrafamento
É realizada uma decantação natural a frio e o vinho é engarrafado sem adição de sulfitos, o que torna este vinho uma cuvée totalmente natural. É engarrafado sem ter sido submetido a qualquer tratamento de filtração ou de clarificação, pelo que pode apresentar sedimentos naturais.