Descrição

Imalia é o novo projeto de Toro Albalá em Bierzo. Os montillanos viajaram até ao enclave leonês em busca de vinhas que os apaixonassem, e conseguiram. Lá elaboram este tinto com a uva rainha da zona, a Mencía, e utilizam o fruto de três parcelas diferentes para conseguir a complexidade desejada. Notas de compota de frutos vermelhos, alcaçuz e especiarias e um paladar leve, mas com muita personalidade. 

Nas palavras da sua autora:«a mistura de três vinhas cuidadosamente escolhidas. Uma simbiose que transmite uma complexidade única».&nbsp

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2021
Álcool
13.4% vol.
Produção
4.331 garrafas.
Variedade
100% Mencía
Origem
Bierzo

Prova

Nariz
Aromas de compota de frutos vermelhos com notas frescas de alcaçuz e cardamomo.
Boca
Suave, persistente e agradável, o final nos leva de volta ao aroma inicial.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Combinação
Vitelo, lebre, queijos, carne de porco, leitão assado, comida asiática não muito picante.

Vinha e preparação

Nome
Parcelas del Castro Viejo, Pedro Largo y Parcela de Rogelio
Descrição
Usam uvas de três vinhas diferentes pra buscar mais complexidade. Castro Viejo fica a 620 metros de altitude, em encostas íngremes, no sopé do Castro de la Ventosa, um assentamento romano que já foi lar de várias civilizações e onde ainda dá pra ver restos de uma antiga muralha. Pedro Largo fica na face leste do monte Torullón, mais especificamente no encravado de San Salvador, a 550 metros de altitude. A sua uva é mais concentrada e é a que dá corpo ao lote. A de Rogelio fica ao norte de Orbanajo, em Vales, a 620 metros de altitude. É a vinha mais tardia, mas muito especial. Dá carácter ao vinho.
Idade
90, 95 e mais de 100 anos. Pré-filoxéricas.
Solo
O primeiro encrave é muito nutritivo, argiloso e rico em calcário; o segundo é franco-arenoso e rico em calcário; e o terceiro é franco-argiloso e rico em ardósia.
Clima
Colheita fresca. Inverno e primavera com chuvas fortificadas. Teve um pouco de granizo, mas não afetou as vinhas. A chuva na vindima influenciou bastante a colheita. Em algumas vinhas, como Castro, choveu bastante e tivemos que colher um pouco antes do esperado. Em La Naveda e Vales, tivemos que esperar secar, já que a maturação é mais tardia. Em San Salvador e Teso Rubio, a colheita foi feita com uma maturação ideal, já que nessas vinhas ela é mais rápida e praticamente não houve impacto da chuva.
Colheita
Vindima feita à mão.
Vinificação
As parcelas são vinificadas separadamente. Exploram-se diferentes coupages até se conseguir o resultado desejado.
Envelhecimento
Estágio de 13 meses em barricas de carvalho francês.

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

There are two wines for now, starting with the 2021 Imalia 3 Parcelas, an old-vine cuvée produced with Mencía from three small plots of ancient vines in Cacabelos and Ponferrada. The destemmed grapes fermented with indigenous yeasts and one month of maceration, and the wines—all plots separately—matured in 500-liter barrels for 13 months. There are some creamy, toasty and spicy notes, and the fruit is medium ripe. The wine has a moderate 13.4% alcohol and a medium-bodied palate with abundant, slightly dusty tannins. I guess the oak was newer in this first vintage and seems to have marked the wine, which should be able to absorb it with more time and in future vintages once the barrels age. 4,331 bottles produced. It was bottled in March 2023.

James Suckling:

This has a fragrant nose of violets, red plums and pink peppercorns. It’s plummy and juicy with medium body and ripe tannins. Focused and fresh. Drink and enjoy.