Descrição

La Maldita Revolution é uma homenagem à casta Garnacha e à recuperação das vinhas, outrora abandonadas, desta casta delicada e sensual que dá vinhos absolutamente agradáveis. Este monovarietal foi elaborado com uvas de uma pequena parcela localizada no município de Tudelilla. Um tinto com notas florais e de matagal e um sabor frutado realmente incrível

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
14.5% vol.
Produção
10.000 garrafas
Variedade
100% Garnacha
Origem
Rioja

Prova

Vista
A frescura da colheita já se antecipa na cor, com uma textura fina, quase azulada.
Nariz
Fruta direta e crocante, apoiada por um fundo balsâmico, com presença de matagal e muito floral e notas de estágio muito bem integradas.
Boca
Em boca tem volume, mas também agilidade, revelando-se fresco e muito longo. Notas de giz que denotam a personalidade da parcela e do 'terroir'.
Temperatura de servir
16 ºC.

Vinha e preparação

Nome
Panizares.
Descrição
Vinha de sequeiro localizada no município de Tudelilla, a uma altitude de 710 metros acima do nível do mar, no sopé da serra Carbonera. A parcela é cultivada de acordo com os parâmetros da agricultura biológica.
Tamanho
Quase 6 hectares.
Idade
Parcela plantada no ano 2000.
Solo
De pedra e areia na densidade superior, o que permite a infiltração e a maturação por irradiação; com um horizonte argiloso espesso a meio metro e profundidade necessária para a longevidade das cepas. Em suma, um solo muito pobre, onde só a garnacha e a sua rusticidade são capazes de sobreviver.
Clima
Uma das colheitas mais complicadas da história, já que começou com uma brotação explosiva precoce, com um alto índice de precipitações e alta pressão de doenças fúngicas, sobretudo o tão temido míldio. A Garnacha resistiu como nenhuma outra a este ataque sem igual, com um ciclo de maturação longo e com um final de ciclo com uma boa maturação fenólica,
oferecendo uvas com um potencial altíssimo para a elaboração de vinhos de alta qualidade, expressivos, frescos e agradáveis.
Colheita
O verão fresco e com um ciclo de maturação lento e longo fez com que a vindima fosse adiada até a terceira semana de outubro.
Vinificação
Maceração prefermentativa a frio em depósitos de inox para manter todo o caráter varietal da uva. Fermentação a 28 ºC durante pelo menos 12 dias, com remontagens suaves. Maloláctica em tino de carvalho francês.
Envelhecimento
Crianza de 12 meses em barricas de carvalho francês de 500 litros de diferentes utilizações (dois e três vinhos).
Engarrafamento
Em abril de 2022.

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

The single-vineyard 2020 Garnacha Revolution was selected from five hectares of vines planted in 2000. It has high ripeness at 14.5% alcohol, with spiciness and plenty of tannins. This matured in used 500-liter oak barrels for 12 months. It's ripe without excess at 14% alcohol and has mellow acidity. 15,300 bottles produced. It was bottled in April 2022. - Luis Gutiérrez. 

James Suckling:

A rich, juicy and concentrated garnacha here, with ripe black cherries, Mediterranean herbs and spices. Full-bodied and complete, with a juicy core of berries, rounded by plenty of silky tannins. Delicious now, but can hold, too.