Descrição

«Entre os melhores Tempranillo brancos de Rioja». Foi assim que o crítico e Master of Wine britânico Tim Atkin se expressou sobre este vinho no seu relatório especial sobre os vinhos mais destacados da D.O.Ca. de 2023. A singularidade da casta e do seu 'terroir' de origem, na mítica região de Haro, conferem a este vinho elegância, frescura, vibração e mineralidade. Um dos vinhos de maior expressão da Bodegas Bilbaínas

Detalhes do produto

Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2022
Álcool
13.5% vol.
Subzona
Rioja Alta.
Variedade
100% Tempranillo blanco
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor amarelo palha brilhante com reflexos dourados.
Nariz
Elegante e fresco, destacam-se os seus aromas a flores brancas e alperce, juntamente com notas de mel e especiadas do tempo em barrica.
Boca
Passo vibrante, fresco e mineral.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 °C.
Consumo
Até 2029, mais ou menos, se estiver em ótimas condições.
Combinação
Pratos especiados, marisco e peixe.

Vinha e preparação

Descrição
As uvas vêm da vinha Viña Pomal, perto do bairro da Estação de Haro. As vinhas de sequeiro e de rendimento controlado fazem parte de um projeto sustentável sobre vegetação espontânea.
Idade
Castas com mais de 25 anos.
Solo
Franco-argiloso.
Clima
2022 foi um ciclo marcado principalmente pelas altas temperaturas e pela falta de chuva durante a primeira parte do verão. A fertilidade da videira no início do ciclo foi boa, embora não tão alta quanto na campanha passada. O que marcou este ano foi o grande equilíbrio na vinha entre a produção e a parte vegetal, com um vigor menor. Por isso, foi uma campanha moderada em termos médios para a denominação. A heterogeneidade marcou o decorrer da campanha em toda a denominação, resultando numa enorme diversidade também nos vinhos. Por um lado, as altas temperaturas aceleraram a maturação na Rioja Oriental, enquanto as chuvas de agosto foram decisivas na Rioja Alta e na Rioja Alavesa para uma evolução correta da uva, que permitiu chegar a uma situação de maturação fenólica e alcoólica num equilíbrio muito bom.
Colheita
A vindima manual é feita de manhã cedo para manter a fruta fresca.
Vinificação
Os cachos chegaram à adega em ótimo estado e foram prensados a frio numa prensa vertical. Depois, o mosto que ficou foi decantado estaticamente a baixa temperatura para que a parte mais limpa pudesse fermentar. A fermentação alcoólica rolou a baixa temperatura (14 °C) em cubas de madeira.
Envelhecimento
Estágio de 6 meses em barris de carvalho francês. Depois, afinado em garrafa.

Avaliação dos especialistas

Tim Atkin:

"We've learnt how to make it," says Mayte Calvo of the third vintage of this Haro Tempranillo Blanco. Subtly wooded in larger foudres, it has nicely intertwined citrus and passion fruit f lavours, a twist of white pepper and more zip and freshness than many of its competitors. 2024-27 

The Wine Advocate:

The 2022 La Vicalanda Tempranillo Blanco has a balsamic nose with notes of bay leaf, white flowers and citrus. It has contained ripeness and 13% alcohol, with a modern profile, good freshness and a fresh palate that is fruit-driven and serious, with a clean finish. It fermented at a low temperature and matured in French oak foudres for 10 months. 10,000 bottles produced. It was bottled in April 2023. This was first produced in 2019. - Luis Gutiérrez.