Descrição

Das vinhas mais antigas da propriedade homónima de La Vicalanda, como o próprio nome indica, nasce este monovarietal de Tempranillo com o qual a Bodegas Bilbaínas consegue a máxima expressão do 'terroir' de uma das zonas mais privilegiadas de Rioja, a emblemática Haro. Um vinho, nas palavras de Zekun Shuai, editor sénior do site de James Suckling, «longo, bastante refinado e enérgico»

Detalhes do produto

Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
14.5% vol.
Subzona
Alta Rioja
Variedade
100% Tempranillo
Outros formatos disponíveis:
Origem
Rioja

Prova

Vista
De cor granada intensa com reflexos roxos.
Nariz
Tinto intenso e elegante, com aromas bem profundos de frutas pretas, violetas e notas fumadas num fundo balsâmico e mineral.
Boca
Muito carnudo, potente e estruturado. Entrada aveludada que dá lugar a um passo muito equilibrado. Grande corpo e persistência.
Temperatura de servir
16 °C.
Consumo
Até 2029, mais ou menos, se estiver em ótimas condições.

Vinha e preparação

Nome
La Vicalanda.
Descrição
Selecção de uvas de vinhas velhas localizadas em Haro, perto da adega. Todo o trabalho nessas parcelas é feito à mão por pessoal super qualificado e de acordo com princípios sustentáveis, usando práticas que respeitam o ambiente, sem pesticidas, inseticidas ou herbicidas.
Tamanho
10,5 hectares.
Idade
Cepas com mais de 35 anos.
Clima
O inverno e a primavera do ciclo da colheita de 2019 foram super húmidos e frios, o que ajudou as plantas a se recuperarem da seca extrema que estavam a passar, mas também atrasaram o ciclo da videira. Embora a humidade acumulada no solo tenha favorecido uma boa e homogénea brotação nas vinhas, o tempo mais atlântico do que mediterrânico obrigou a um trabalho intenso no campo, que foi crucial para o correto manejo da produção. Em meados de julho, chegou um período de calor que se manteve durante 40 dias, durante os quais ocorreu uma maturação lenta. No início de setembro, outra onda de chuva garantiu a água necessária para completar a maturação e, a partir de 18 de setembro, o vento norte e as noites frescas reforçaram a saúde da vindima, que decorreu em condições ótimas.
Rendimento
4.000 quilogramas por hectare.
Colheita
Na altura da vindima, foi feita uma seleção cuidadosa na vinha para levar só para a adega as uvas com condições de maturação ideais. A colheita foi feita à mão em caixas de 15 quilos. Vale a pena dizer que a colheita de 2019 em Rioja foi classificada como Excelente pelo Conselho Regulador da D.O.Ca.
Vinificação
As caixas com as uvas colhidas foram refrigeradas (4 °C) por 24 horas antes da seleção manual. Depois disso, só as melhores foram maceradas a frio antes de começar a fermentação alcoólica. Isso rolou por 10 dias a 28 °C, e depois teve uma maceração com as cascas por pelo menos mais duas semanas. A fermentação malolática ocorreu em barricas de carvalho francês. Tanto a fermentação alcoólica como a malolática foram espontâneas, graças à ação da flora microbiana autóctone das vinhas. A fermentação malolática ocorreu em barricas de carvalho francês.
Envelhecimento
Estágio de pelo menos 12 meses em foudres e cubas de carvalho francês Allier. Durante esse tempo, o vinho é trasfegado várias vezes para limpar naturalmente e evitar tratamentos posteriores. Depois de engarrafado, passa mais 24 meses a afinar.

Avaliação dos especialistas

Tim Atkin:

Vineyards over 35 years' old in Briñas, Haro, Labastida, San Vicente, Salinillas and Villalba are the source of this foudre and 10% new French barrel-aged Tempranillo. Less oaky than it has been in the past, it has violet, vanilla and clove aromas, lots of tangy pomegranate, plum and raspberry fruit and a long, tapering finish. 2026-35.

James Suckling:

Spiced berries, red cherries, plums and a hint of bergamot and vanilla. Firm and medium- to full-bodied on the palate with firm, juicy tannins and plenty of red berries. Long and pretty refined and energetic. 100% tempranillo. Drink or hold. (Zekun Shuai)

The Wine Advocate:

The old-vine cuvée 2019 La Vicalanda Viñas Viejas was produced with Tempranillo from 40+-year-old vines in Rioja Alta and was fermented in concrete, followed by malolactic in French oak barrels and élevage in oak vats and barrels for 12 months. It has 14.5% alcohol and a pH of 3.74. It's modern, fruit driven and generously oaked with spice and some creaminess. The fruit is darker and has an earthy touch. 50,000 bottles produced. It was bottled in February 2022. (Luis Gutiérrez)