Descrição

É o vinho de referência da adega, o mais representativo, mostrando que é possível equilibrar a singularidade e a complexidade da Ribera del Duero. Prova disso é a sua elaboração a partir de vinhas de diferentes parcelas espalhadas pelas províncias de Valladolid, Burgos e Soria, que são vinificadas separadamente para preservar a tipicidade de cada 'terroir'. O resultado é um tinto rico, cheio de matizes, que busca a harmonia entre a fruta e a madeira

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto - Crianza
Colheita
2021
Álcool
14.5% vol.
Variedade
97% Tinto fino, 3% Cabernet sauvignon
Outros formatos disponíveis:
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Cor vermelho cereja bem intenso com tons violáceos.
Nariz
Destacam-se aromas de fruta preta madura e notas lácticas, ambos bem integrados com matizes balsâmicos do seu estágio em barrica.
Boca
Tinto amplo, bem estruturado, saboroso e equilibrado.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C e depois de decantar.
Consumo
Até 2029-2031, mais ou menos, se estiver em ótimas condições.
Combinação
Cordeiro castelhano, pratos com colher, guisados de carne e queijos semicurados.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas velhas e jovens próprias e controladas em 8 pontos geográficos da denominação, entre eles, Pesquera de Duero, Curiel de Duero e Peñafiel (Valladolid); La Horra, San Martín de Rubiales e Gumiel de Mercado (Burgos) ou Alcubilla de Avellaneda (Soria). As vinhas estão a uma altitude entre 750 e 970 metros acima do nível do mar, e nas parcelas da Legaris começou em 2020 a conversão para a viticultura biológica.
Tamanho
As propriedades de Curiel de Duero, Peñafiel, San Martín de Rubiales e Gumiel de Mercado somam 121 hectares.
Solo
Variado, nas parcelas de Valladolid predominantemente pedregoso e mais solto, dando origem a vinhos mais aromáticos; argiloso-calcário nas parcelas de Burgos, conferindo estrutura e potência; e argiloso com alto teor de ferro na propriedade de Soria, composição que acentua a frescura e a elegância
Clima
Continental. O ciclo da colheita de 2021 foi marcado por um janeiro especialmente frio devido à tempestade Filomena, que chegou a registrar temperaturas mínimas em meados do mês de até -15 e -20 °C em pontos como Aranda de Duero e San Esteban de Gormaz. Inicialmente, não se observaram danos causados por estas temperaturas, embora em algumas parcelas, tanto nas próprias gemas como na madeira velha, se tenham perdido pontos de poda e até braços de algumas plantas nos casos mais extremos. Apesar de, desde o final de maio até boa parte de junho, terem ocorrido diferentes episódios de tempestades em diferentes zonas da denominação, com alguns casos de granizo, a maturação decorreu de forma correta e favorecida pela ausência de chuvas desde o início de setembro até meados de outubro, pelas intensas mudanças térmicas dia/noite e pela boa luminosidade dos dias.
Colheita
A vindima manual começou no dia 30 de setembro com o Tinto fino e acabou no dia 20 de outubro com a chegada do Cabernet sauvignon de San Martín de Rubiales.
Vinificação
Os cachos foram levados rapidamente para a adega para manter as suas qualidades. Depois do desengace, as uvas chegaram praticamente inteiras aos depósitos de inox para serem elaboradas separadamente de acordo com as diferentes parcelas de origem. O processo incluiu uma maceração pré-fermentativa a frio (10 °C) durante 1-2 dias para extrair aromas e cor, após o que se deixou aumentar progressivamente a temperatura para o arranque natural da fermentação alcoólica com as leveduras autóctones de cada 'terroir'. As temperaturas de fermentação oscilaram entre 26 e 28 °C. A descuba foi feita em média entre 14-16 dias após o encoado.
Envelhecimento
Estágio médio em barricas de 12 meses em barricas bordalesas selecionadas de carvalho francês de grão fino, carvalho americano e uma pequena percentagem de carvalho húngaro. Para esta colheita, renovou-se o parquet da adega com 12% de barricas novas. A Legaris explica que a escolha de várias tanoarias para cada tipo de carvalho e origem, com diferentes torras, visa aumentar a complexidade do vinho.
Engarrafamento
Aconteceu depois de o vinho ter sido refinado com uma clarificação suave com clara de ovo.

Avaliação dos especialistas

James Suckling:

Aromas of ripe but fresh plums, cherries and spices follow through to a tannic and tight palate with juicy fruit and a medium to full body. More bones than flesh, with fine-grained tannins and a juicy finish. Drink from 2026. (Zekun Shuai)

Tim Atkin:

The Legaris Crianza draws on eight different sources across the provinces of Burgos, Soria and Valladolid and is a blend of Tinto Fino and 3% Cabernet Sauvignon. The focus is on freshness from altitude here, expressed in a wine with peppery, spicy intensity, bramble, wild herb and blackberry flavours and nuanced 12% new oak. 2025-29.