Descrição

Dado o enorme potencial de evolução e guarda em garrafa da colheita de 2013, decidimos reservar uma parte da produção para que fosse lançada anos mais tarde, quando oferecesse a melhor expressão. Esse momento chegou em 2024 e, mais uma vez, o tempo mostra a importância dele na hora de moldar positivamente vinhos dessa qualidade. Uma edição realmente especial de uma colheita incrível

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2013
Álcool
15.0% vol.
Produção
45.000 garrafas
Variedade
100% Tinta de Toro
Outros formatos disponíveis:
Origem
Toro

Prova

Vista
Vermelho brilhante e profundo dominante com reflexos intensos rubi e azulados em densidade fina.
Nariz
Um vinho intenso, com aromas de cereja e figo, toques de chocolate preto e pimenta preta, além de leves notas de menta e alcaçuz.
Boca
A entrada é franca, com taninos firmes mas elegantes. Acidez refrescante, carnudo e equilibrado. Untuoso e complexo. Final longo e persistente com notas de cacau puro.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Consumo
Ótimo até 2020 se guardado em boas condições. Recomenda-se decantar algumas horas antes de beber.
Combinação
Carnes excelentes, caça, arroz da montanha, guisados, carnes grelhadas e peixes como a merluza empanada com chipirones na sua tinta.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas situadas em Valdefinjas e Toro, com orientação sul-sudoeste e localizadas a uma altitude média de 700 metros.
Tamanho
49 hectares.
Idade
De 70 a 100 anos.
Solo
Arenoso sobre subsolo argiloso.
Clima
Continental com influência atlântica. Colheita atípica. Rotação lenta. Primavera suave com muitas chuvas. Floração na primeira semana de junho. Junho e julho muito quentes. Colheita abundante.
Rendimento
1.800 quilos por hectare.
Colheita
Exclusivamente manual, com uma seleção rigorosa na vinha de cachos em perfeito estado sanitário e no seu ponto ideal de maturação. A vindima começou no início de outubro. Cultivo biológico e em sequeiro.
Vinificação
Elaboração tradicional. 100% desengace. Maceração a frio durante 4 dias com uma ou duas remontagens diárias. Maceração prolongada com as peles com ligeiros pisos. Temperatura controlada entre 28 e 29 ºC. Fermentação maloláctica em depósitos de inox.
Envelhecimento
Estágio de 18 meses em barricas novas de carvalho francês. Trasiegos a cada 4 meses.
Engarrafamento
Em junho de 2015. Chegou ao mercado em abril de 2017, depois de 20 meses de envelhecimento em garrafa.

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

The 2013 Numanthia is a blend of the best terroirs in the Toro appellation. It was sourced from very old vineyards (70 to 100 years of age). It underwent a cold soak, prolonged maceration and aging in brand new French barriques that lasted some 16-18 months. It has abundant toasty aromas over a core of ripe cherries and plums, with an earthy touch. The palate is full-bodied with plenty of slightly dusty tannins and a dry finish. 45,000 bottles produced. This should be released in April-May 2017. Luis Gutiérrez.