Descrição

Monovarietal de uma Tempranillo privilegiada, boa representante dos tintos da Rioja Alta. Um tinto reserva nobre e elegante, cujas uvas nascem em vinhas próprias com até 80 anos, situadas nas encostas da serra da Cantábria. Fino, com matizes interessantes no nariz e uma boca bem estruturada com boa carga frutada e taninos perfilados

Detalhes do produto

Tipo
Tinto - Reserva
Colheita
2019
Álcool
14.0% vol.
Subzona
Alta Rioja
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor vermelho granada com reflexos rubi.
Nariz
Aromas a frutos pretos maduros e alcaçuz perfeitamente equilibrados com notas tostadas, especiadas e balsâmicas que vêm da sua estada em barrica e lhe conferem uma grande complexidade.
Boca
Tanino suave que se mostra redondo e aveludado com matizes tostados no final que lhe conferem um agradável final de boca.
Temperatura de servir
16 °C.
Consumo
A partir de agora e até 2026, mais ou menos, se estiver em ótimas condições.
Combinação
Pratos de caça, assados, guisados, queijos bem curados e cogumelos da estação.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas antigas situadas nas encostas da serra da Cantábria. A maior parte da vinha está virada para sul e as parcelas têm uma certa inclinação, o que dá uma excelente exposição das videiras ao sol durante todo o dia. Quanto à altitude, vão dos 420 metros na zona baixa do rio Ebro até aos 770 metros nas encostas da serra da Cantábria.
Idade
Vinhas com idades entre 30 e 80 anos.
Solo
Argilo-calcário e com pouca matéria orgânica.
Clima
Atlântico com influência mediterrânica, graças à serra de Cantábria a norte e ao rio Ebro a sul.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
Maceração pré-fermentativa durante 24 horas. Fermentação alcoólica com remontagens periódicas em depósitos de inox durante 8 dias a uma temperatura controlada de 24 °C para preservar e extrair ao máximo os aromas frutados. Maceração pós-fermentativa durante 24-48 horas. Fermentação maloláctica em depósitos de betão.
Envelhecimento
Estágio de 18 meses em barricas bordalesas de carvalho americano (70%) e francês (30%). O vinho repousa na garrafa por um mínimo de 24 meses antes de sair para o mercado.

Avaliação dos especialistas

Tim Atkin:

Back after a hiatus in 2018, the Sonsierra co-operative's Reserva is sourced from older, bush-vine parcels on the village's classic clay and limestone soils. Matured in a combination of French and 40% American oak, it has appealing nutmeg and vanilla top notes, good mid-palate texture, sweet raspberry and wild strawberry fruit and a fresh, well-balanced finish. 2024-26. 

James Suckling:

A ripe, plummy Rioja with touches of citrus, walnuts, leather and savoriness. Medium-bodied and fluid, with lightly chewy tannins and a medium-length finish. Not very deep or complex, but well balanced. Drink from 2025. (Zekun Shuai)