Descrição

Um requintado e original espumante blanc de negre, quer dizer, apesar da sua aparência amarelo-esverdeada, é elaborado inteiramente a partir da variedade tinta Bobal, nativa de Utiel-Requena. É um dos primeiros espumantes elaborados exclusivamente a partir desta casta. Um verdadeiro prazer para os sentidos e para aqueles que querem desfrutar de um espumante diferente. Foi reconhecido como o melhor vinho espumante da DO Utiel-Requena.

Informações de produto

A adega
Tipo
Espumante
Colheita
2017
Álcool
12.0% vol.
Produção
2.450 garrafas
Variedade
100% Bobal
Origem
Utiel - Requena

Prova

Vista
Amarelo pálido com um bordo brilhante, bolhas finas, enérgicas e persistentes.
Nariz
Aromas intensos de frutos amarelos de verão: nespereira e damasco, mais uma subtil sugestão de figos frescos. Notas lácteas leves, levedura fresca e amêndoas tostadas.
Boca
Entrada muito fresca e limpa. Grande estrutura e volume. Bolhas crocantes que derretem facilmente no paladar. Sensação untuosa e longa persistência no paladar com aromas de miolo de pão e manteiga fresca.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 ºC.
Combinação
Cozinha japonesa, guisados de carne branca e com peixe azul.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhedos localizados a uma altitude superior a 700 metros.
Idade
Mais de 20 anos.
Solo
Argiloso-calcário com uma percentagem de argila mais elevada do que o calcário. Nas camadas mais superficiais existem cascalhos de tamanho médio. Este tipo de solo retém a humidade e permanece fresco em profundidade. É o tipo de solo preferido para a casta local, a Bobal.
Clima
Com uma forte influência mediterrânea, muito seco e com muitas horas de sol, mas com uma grande oscilação de temperatura entre o dia e a noite. A colheita de 2016 foi marcada pela ausência de chuva e por um verão muito seco e quente.
Colheita
É realizada manualmente em caixas de 10 quilogramas.
Vinificação
Elaborado utilizando o método tradicional. As uvas passam por uma mesa de seleção manual antes de serem suavemente prensadas. As peles das uvas não permanecem em contacto com o mosto para não transferir a cor. Isto resulta num mosto branco com toda a potência e estrutura da uva Bobal.
Envelhecimento
Uma vez realizada a tiragem, o cava repousa na adega subterrânea bicentenária da adega durante pelo menos 36 meses em posição horizontal, e um mês antes do dégorgement, é transferido para as prateleiras onde é manualmente agitado e dégorgado. Este cuvée tem uma dosage de 6 gramas por litro e o licor da expedição vem da solera familiar que contém vinhos velhos com mais de 26 anos de idade.