Descrição

Rosé elaborado através da técnica de sangria a partir de duas variedades de uvas tintas muito presentes nas vinhas de La Rioja, como a Tempranillo e a Garnacha, às quais se junta, pela segunda vez, uma pequena quantidade de Garnacha branca. Estilo moderno e expressivo, diferente do clarete, que utiliza na sua elaboração uma elevada percentagem de uvas brancas.

A garrafa é ilustrada com a obra Sucus da artista Laura Martín Calleja. É inspirada numa obra original do século XVIII que pode ser visitada no Museu Vivanco da Cultura do Vinho

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Rosé
Colheita
2024
Álcool
13.5% vol.
Subzona
Rioja Alta.
Variedade
75% Tempranillo, 20% Garnacha tinta, 5% Garnacha blanca
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor rosé vivo e brilhante com reflexos violáceos.
Nariz
Predominam os aromas de alcaçuz vermelho, framboesas e morangos, que formam uma harmonia atraente juntamente com notas de rosas e violetas.
Boca
Fresco e untuoso, apresentando uma acidez equilibrada e um final frutado e guloso.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 10 e 12 ºC.
Combinação
Ideal para ser consumido em copos como aperitivo ou para acompanhar todo o tipo de petiscos. É uma excelente escolha para apreciar com legumes, grelhados, todo o tipo de saladas, carnes brancas, cremes frios, massa e todo o tipo de charcutaria.

Vinha e preparação

Descrição
Seleção de vinhas próprias localizadas na localidade de Briones.
Clima
Privilegiado com influência atlântica marcante.
Colheita
Na segunda semana de outubro de 2024. Cada variedade é submetida à vindima manual em pequenas caixas e separadamente. Todas as uvas permanecem em câmara fria durante 24 horas antes de serem processadas na mesa de seleção.
Vinificação
Elaborado pelo método tradicional de sangria. O mosto obtido do esmagamento das uvas tinto permanece em contacto com as peles entre 12 e 24 horas a uma temperatura de 8 ºC. Após a maceração, procede-se à sangria para outro depósito onde fermenta a uma temperatura controlada (14-16 ºC) para preservar toda a complexidade aromática das variedades.
Envelhecimento
Após a produção do vinho e o coupage, o resultado permanece em depósito de inox sobre as suas borras durante, pelo menos, 3 meses. Este estágio confere ao vinho maior corpo e gordura, tornando-o muito mais agradável.